PARFOR/UESPI forma novos docentes em Luzilândia, Picos e Campo Maior

O ano de 2017 termina com muitas comemorações e conquistas para os professores cursistas de segunda licenciatura do PARFOR de Luzilândia, Picos e Campo Maior. A conclusão da primeira graduação é um desafio, mas os dilemas de quem cursa uma segunda graduação podem ser ainda maiores. Em compensação, as vantagens de mais um título no currículo, somadas aos aprendizados adquiridos, neutraliza quaisquer obstáculos.

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Colação de grau em separado em Luzilândia.

Os professores da educação básica que cursam uma segunda licenciatura pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica nos municípios piauienses relatam que as dificuldades são inúmeras, desde o acesso às instituições, deslocamentos, conciliar trabalho, estudos e família.

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Mesa de honra na solenidade de colação de grau, em Luzilândia.

Por esse motivo, a noite da cerimônia de colação de grau, no dia 5/12, foi comemorada em grande estilo pelos formandos de História e Pedagogia do município de Luzilândia. São 55 novos professores que atuam em áreas distintas da sua formação mas que agora ganham títulos, não somente  para enriquecer o currículo, mas também suas aulas.

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Turmas formandas de História e Pedagogia do município de Luzilândia.

“As duas turmas são dinâmicas, a maioria formada por professores que já atuam na educação. Os professores formadores que ministravam disciplinas comentavam que não viam dificuldades em trabalhar com eles. A gente sente muita felicidade porque esses professores se dedicaram durante dois anos. Hoje estão colando grau e para nós é uma alegria muito grande ’’, disse a coordenadora de Luzilândia, Maria das Graças Lopes Monteiro.

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“Essa turma encerra um ciclo. Esses novos professores vão contribuir significativamente para o desenvolvimento  da  região. Eles, que já têm um curso superior e agora terão um currículo mais enriquecido”, disse o coordenador do curso de Letras/Espanhol, professor Msc. Josinaldo Oliveira dos Santos.

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O formando John Lennon de Lima Silva disse que o curso de História trouxe benefícios para sua vida profissional.  “No início eu só ia fazer o curso para pesquisa e com os estágios e produção do TCC, descobri não só a pesquisa mas o prazer na docência em História. Além de ser uma realização pessoal, o curso está abrindo horizontes para pesquisa, para um mestrado e para os concursos na área”, disse ele que com 27 anos já está concursado no Piauí e Maranhão e planeja uma pós-graduação.

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Turmas de História posa para foto oficial.

O professor relata que sentiu a necessidade de ter a formação pois já lecionava e não possuía graduação na área. Para ele, proporcionar formação para docentes que moram no interior do Piauí com êxito é o maior benéfico do PARFOR. “Foi uma segunda licenciatura de dois anos que não deixou a desejar. Todos professores que ministraram disciplinas  contribuíram significativamente para nosso sucesso”, declara.

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O formando John Lennon de Lima Silva recebe diploma.

A Pró-Reitora Adjunta de Ensino e Graduação – PREG, professora Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, outorgou o grau na noite e homenageou, em seu discurso, os novos formandos. “O curso de História e Espanhol já possui no seu nascedouro um compromisso explicito com a sociedade piauiense. Professores formados pelo PARFOR já estão aptos a colaborarem com a educação e o desenvolvimento do nosso estado.”

Picos: “Não existem mais lacunas”

Em Picos, a colação de grau das turmas de segunda licenciatura- um total de 35 professores de Letras/Português e Matemática- emocionou os familiares e as autoridades presentes da cidade de Picos e dos municípios de Wall Ferraz, Jaicós, Francisco Santos e Paquetá.

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Em Picos, solenidade de colação de grau das turmas de segunda licenciatura lotou o auditório.

A pedagoga Katiuscia Barros Moura, de 42 anos, ministra aulas há 17 anos, mas não possuía formação na área. Ela conta com carinho que foi com a Matemática que iniciou na vida docente. “Sempre tive vontade, mas nunca havia conseguido. Surgiu o PARFOR e deu certo. Foi uma oportunidade que eu tive que abraçar.”

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Mesmo formada em Pedagogia, o dom residia em ensinar a solucionar cálculos e problemas matemáticos, o que faltava era o “conhecimento mais profundo”, como afirma. “Esse curso preencheu uma lacuna no meu processo como professora. O que mudou foi o conhecimento mais firme da Matemática e dos conteúdos, da sistemática, da questão do envolvimento em sala de aula. Estou me sentindo mais segura para ministrar qualquer conteúdo.”

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Professor Evandro Alberto entrega diploma para formada.

Conhecimento nunca é demais, como afirma a formada em Letras/Português, Cardoneide Barbosa de Moura Carvalho. “Eu aprendi demais. Você só sabe que precisa aprender quando está em sala de aula como aluna. Aí você vê o quanto ainda tem que aprender”.  Dos 35 anos de vida, 15 anos são dedicados à docência. A pedagoga já trabalhava com Português, mesmo assim sentia a necessidade do curso de Letras para “mudar a forma de trabalhar os conteúdos em sala de aula.”

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A professora Dra. Ailma do Nascimento Silva, Pró-reitora PREG, outorgou o grau e parabenizou as turmas formandas da noite, dia 06/12. “Agora vocês estão qualificados e outorgados por esta instituição. Como graduados vocês devem ser profissionais, devem atentar para questão da ética, a busca dos valores, o comprometimento com a formação de vocês para o melhoramento da educação do Brasil.”

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A Pró-reitora mencionou em seu discurso o formando Igor Carlos Meneses de Sousa que foi aprovado no Mestrado em Educação. Devido a carência na sua região, ele ingressou no mercado de trabalho como professor de literatura. “Eu vi no curso de Letras/Português uma chance de me legalizar na profissão, porque dou aulas em pré-vestibulares e sou concursado em Picos.”

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“O curso de letras deu uma visão mais ampla da literatura e de disciplinas que eu não tinha acesso, que fizeram, inclusive, melhorar tanto na forma de escrever como de lecionar. Além disso, foi essencial na minha aprovação no mestrado em educação”, relata.

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Em Campo Maior : Oportunidades e possibilidades

Segundo a professora Lilian Maria da Silva Cunha, de 49 anos, o curso de Pedagogia pelo PARFOR foi uma oportunidade de aperfeiçoamento e renovação.  A filha de Campo Maior trabalha há 17 anos em Juazeiro do Piauí com educação infantil. Licenciada em História pela antiga modalidade de período especial ofertado pela UESPI, cursar Pedagogia foi a realização de um sonho. “Um dos assuntos que me chamou atenção foi a questão da educação especial”, relata.

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Já para Domingo José dos Santos, 39 anos, formado em História, a graduação em Pedagogia pelo PARFOR foi uma oportunidade para abrir portas. “Na escola onde eu estava trabalhando poderia ter pego uma coordenação, mas eu não fui pela falta da graduação. O curso de pedagogia é totalmente diferente da minha primeira licenciatura, abre um leque de possibilidades, visões novas e didáticas”.

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Ele fala que as aulas foram momentos proveitosas, porém difíceis. “Apesar de ter sido corrido, tivemos um material riquíssimo e não deixou a desejar com relação ao curso regular ofertado pela instituição. Melhoramos muito ao final do curso”, disse ele.

Na solenidade formatura, realizada dia 07/12, a professora Hilda Maria Martins Bandeira, homenageada com o nome da turma, ressalta, em seu depoimento, o bom resultado dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos. “Eu ministrei três disciplinas. Percebi foi o desenvolvimento deles nos trabalhos finais, porque teve aluno que fez 5 vezes o trabalho. Esse movimento de escrita e reescrita provoca o aluno. Ele via que eu lia o trabalho e isso provocou o desenvolvimento. Eu criei possibilidades. Alguns trabalhos tinham cara de um possível projeto de mestrado. Muitos de qualidade e o que queremos é publicar alguns.”

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“Nessa jornada de colações de grau pelo PARFOR, estamos entregando para sociedade piauienses 4.000 mil professores qualificados. Essa cerimônia é um fechamento de um período e mostra a grandeza da ocasião, pois todos aqui estão preocupados com a busca da qualidade do ensino. Nós precisamos de professores capazes de mudar a realidade da nossa sociedade. Essa segunda licenciatura está garantindo isso. Vocês estão habilitados nas suas áreas de atuação”, disse para os formandos o Coordenador Geral do PARFOR, Marivaldo de Oliveira Mendes na solenidade.

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por Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI

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