Em Oeiras, socialização das práticas pedagógicas ressalta importância da atividade física e identidade hitórico-cultural

Valiosos trabalhos desenvolvidos junto à comunidade local foram expostos em um momento de troca de informações sobre as estratégias de ensino-aprendizagem, dia 23/09, pelas turmas de Pedagogia e Educação Física do PARFOR  de Oeiras, durante a Socialização das Práticas Pedagógicas Interdisciplinares.

Os projetos apresentados foram elaborados e executados durante a Disciplina de Estágio Supervisionado, instrumentos obrigatórios para a articulação entre teoria e prática pedagógica. Os momentos de socialização das PPIs têm por objetivo aproximar o ambiente acadêmico com a comunidade e ocorrem em escolas dos municípios e de regiões circunvizinhas.

A coordenadora local de Oeiras, Zulene de Holanda Rocha, falou que as disciplinas de PPIs foram aplicadas para o curso de Educação Física, voltada para a Atividade Física e Saúde, e a outra para o curso de Pedagogia, voltada para o ensino de História e Geografia. “O que observamos nessas disciplinas é a aplicação dos saberes e fazeres juntos. À medida em que os cursistas vão para as escolas dos municípios, passam a aplicar tudo aquilo que aprenderam na sala de aula a partir da discussão com professores, leituras  e  outros conteúdos”,  contou ela.

“Percebo que a disciplina de PPI se apresenta em um contexto teórico prático-reflexivo para proporcionar a todos os envolvidos um aperfeiçoamento de metodologias que envolvem os processos educativos, assegurando uma inovação de práticas de ensino e de modernização na sala de aula”, disse a professora formadora, Christiany Barros, sobre a importância das práticas pedagógicas.

Durante a socialização, que aconteceu nas dependências do Campus da UESPI de Oeiras, proporcionou um encontro com realidades diferenciadas. “As experiências viabilizadas pela disciplina de PPI são únicas, pois elas aproximam os professores cursistas não só da escola, como também da comunidade onde os projetos são recursos que mobilizam a todos. Com a socialização, percebemos a contribuição significativa para a vida dos escolares, professores cursistas e comunidade”, é o que relata a professora formadora Dângela Sena, que acompanhou a execução dos projetos da turma  de Educação Física.

Identidade, História e Memória

A turma de Pedagogia executou cinco projetos como o objetivo de promover o resgate da memória da comunidade e valorização do patrimônio histórico e cultural.  Durante a execução das atividades, as escolas abraçaram as ideias ampliando as ações para a comunidade.

O projeto “A Influência da cultura local na formação da identidade dos discentes” teve como público-alvo todos da escola Municipal de Alzira Tapety. Já a escola municipal Raimundo Antônio de Oliveira, localizada na zona rural, recebeu o projeto “Conhecendo e valorizando o patrimônio histórico e cultural da cidade de Oeiras”.

1

Projeto executado na Escola Municipal de Alzira Tapety, localizada na comunidade Brionia, na zona rural da cidade de Oeiras.

3

Projeto das cursistas de Pegadogia “Conhecendo e valorizando o patrimônio histórico e cultural da cidade de Oeiras”

5 4

A escola municipal Vitoria Muniz  participou do projeto “O lugar onde vivo e as riquezas das fontes históricas”.  A atividade proporcionou aos alunos um melhor entendimento das histórias do lugar onde vivem para uma maior valorização.

6

Analisar o espaço geográfico como meio de solucionar problemas em prol da sustentabilidade e produção de alimentos orgânicos foi o objetivo principal do projeto “As contribuições da horta na escola”, que aconteceu na  escola municipal Urbano Lixandrino.

8

Cursistas apresentam os resultados do projeto “Oeiras 300 anos : um mundo de histórias e historietas a serem desvendados”.

Os cursistas de Pedagogia executaram o projeto “Oeiras 300 anos: um mundo de histórias e historietas a serem desvendados”.  A atividade foi desenvolvida na escola municipal Cebolinha. O grupo apresentou a história da cidade e também as lendas. O trabalho foi direcionado para a turma do 5º ano.

Saúde e  Atividade Física Escolar

Na Socialização das PPIs do curso de Educação Física, os alunos trabalharam a questão da importância dos hábitos alimentares aliados à prática da atividade física dentro da escola. “A gente viu a participação e a receptividade dos alunos. Foi motivador e de fato surte efeito, é uma descoberta para muitos estudantes” , disse  Zulene de Holanda Rocha.

“As Contribuições da atividade física para diminuir a incidência do sedentarismo escolar”  foi executado no Cemti- Pedro Sá e na  Praça da Igreja Matriz (Oeiras –PI).

IMG_9818  IMG_9857

Os alunos da escola Municipal Mãe Tança participaram do projeto “Qualidade de vida e saúde stravés das aulas de Educação Física escolar”.

P_20170915_090104_vHDR_Auto P_20170915_082048_vHDR_Auto

O projeto “Atividade física, saúde e qualidade de viva na comunidade escolar” foi executado na  escola Municipal Agrotécnica de Oeiras.

P_20170915_175048_vHDR_Auto P_20170915_175000_vHDR_Auto

P_20170915_173850_vHDR_Auto P_20170915_173548_vHDR_Auto

A  escola Luiz Ferreira, localizada no município de Cajazeiras-PI, recebeu o projeto “Atividade física e saúde contra o sedentarismo na escola”.

20170915_091926  20170915_084439

O projeto também foi aplicado na Escola Municipal Dr. José Coelho Reis, em Alagoinhas-PI.

20170906_140150 20170920_163510