PARFOR forma e transforma professores em educadores

“Quando você é professor e não tem um curso de formação, você só é professor. O curso de formação transforma você em um educador”, é o que relata a pedagoga Rejane Mendes de Sousa, de 47 anos, do quais 28 são dedicados à docência, durante a colação de grau realizada em Piripiri, dia 19/08.

DSC_0694

O Plano Nacional de Professores da Educação Básica formou, no mês de agosto, novos professores de Educação Física e Pedagogia nos municípios de Piripiri e Parnaíba. Educadores prontos para iniciar uma nova etapa na vida profissional.

DSC_0741

A turma de Educação Física “Conhecimento do corpo e qualidade de vida”, composta por 22 cursistas, e a turma de Pedagogia “Vencendo desafios, superando barreiras!”, com 13 professores formandos, realizaram cerimônia de colação de grau, no Auditório da cidade ‘Osíris Neves de Melo’.

DSC_0804

A coordenadora local do PARFOR, Zilda Tizziana Santos, destacou o engajamento das turmas que tem cursistas da zona rural e de regiões vizinhas de Piripiri. “Professores empenhados, que conseguiram se destacar ao longo do curso. A gente percebe a desenvoltura, a evolução, a conquista de saberes ao longo dos blocos. São frutos positivos do PARFOR”, disse ela.

DSC_1128

A Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, profa. Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, falou, em discurso, do orgulho pessoal e profissional ao ver turmas concluindo grau. “Nós temos muito orgulho de participar desse processo. Gostaríamos de desejar todo sucesso na vida profissional de vocês e que possam continuar contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado. Agora formados e licenciados é só dar continuidade a esse trabalho, desenvolvendo alunos e formando cidadãos”, disse.

DSC_1138

A formada Rejane Mendes, ao conquistar o primeiro diploma, afirma que o sentimento é de amplitude. “Apesar da gente já está com bastante tempo de exercício é como se faltasse alguma coisa, como se não estivéssemos completos. E o curso do PARFOR deu esse complemento. É como se a gente tivesse fechado algo que estive aberto”, comemora o novo ciclo que se inicia.

DSC_1142

A experiente pedagoga afirma que mesmo em fim de carreira a formação tardia irá permitir novas possibilidades. “Enquanto você aprende, você está abrindo leques e completando aquilo que eu já sabia há tempo. Apesar de ser corrido e de tomar bastante o tempo das férias, o curso não deixa em nada a desejar. O PARFOR traz grandes possibilidades”, destaca.

DSC_1159

Agora, no final da carreira busca outra. “Estou me matriculando em uma especialização. Vamos estudar, porque nunca é tarde. O que me impedia era a falta de um diploma, não a idade”, finaliza com um discurso firme de vencedora.

Dinâmica eficaz

O Plano Nacional de Professores da Educação Básica permite que docentes da educação básica, que não possuem formação superior ou que lecionam em áreas diferentes da sua formação inicial, possam ingressar no mercado de trabalho com a devida qualificação. As aulas acontecem no período de férias escolar da rede pública estadual e municipal para que os educadores possam concluir com êxito as atividades acadêmicas.

DSC_1166

A cerimônia de colação de grau em Parnaíba, no Auditório da UESPI, realizada dia 20, emocionou com discursos dos alunos e professores homenageados. A Coordenadora Local do PARFOR, Silvana Maria Lima dos Santos, falou sobre os 19 formandos. “Essa turma de Pedagogia é muito especial. O empenho deles sempre foi muito grande. A maioria dos alunos moram distantes e percebemos aquela vontade de vencer, de ter um espaço. Então, a satisfação é nossa.”

DSC_1189

“Foi uma experiência única”, é o que conta a pedagoga Ana Paula Rocha de Freitas. Ela falou que apesar das dificuldades e do cansaço a vontade de fazer acontecer era maior.

“A necessidade de mais conhecimento fez com que eu procurasse qualificação. O PARFOR foi minha melhor opção. Todos professores tinham uma dedicação exclusiva conosco. A dinâmica do PARFOR é mais eficaz, é mais centrada na realidade do professor”, destaca. Ela cita o que mudou na sua forma de ministrar aulas. “O próprio planejamento das aulas, como as aulas são conduzidas. Às vezes, dava aula sem aquele embasamento teórico”, lembra.

DSC_1218

Se para alguns a conclusão da licenciatura significa aquisição de mais conhecimento, para outros o momento simboliza um sonho realizado. “Esse momento pra mim é tudo. Um sonho realizado”, confessa Francisca das chagas Araújo, 51, que leciona há seis anos, antes era dona de casa. “Toda vida tive muita vontade de estudar, mas as condições não davam. Estou realizada. É mais uma conquista. Estou pensando agora em uma especialização”, disse emocionada.

DSC_1148

A pedagoga, que estava muito emocionada na noite, fala das dificuldades que toda turma enfrentou durante o curso. “Sem o incentivo dos professores não estaríamos aqui. A gente deixa casa, deixa marido, deixa filho, tem gente que não tem onde ficar, tem gente que vai e volta todo dia da sua cidade. Foi difícil para todos”, relata.

DSC_1228

A pró-reitora adjunta da PREG, profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, outorgou o grau para os formandos. “Esta noite me sinto honrada pelo presente de representar nosso magnífico reitor Nouga Cardoso Batista, ao dar o grau a uma turma de Pegadogia pelo PARFOR de Parnaíba, no qual tenho a mesma formação e paixão. O curso de Pedagogia possuí um compromisso com a sociedade piauiense. A qualidade da nossa universidade tem avançado em muitos pontos, em particular podemos citar a execução dos cursos a distância e do PARFOR, atualmente em 27 municípios, com 87 turmas e mais de 3.000 professores formados, dentre eles 1.100 professores do curso de Pedagogia. Profissionais qualificados que têm ocupado cargos de extrema importância na nossa sociedade”, disse a pró-reitora.

DSC_1202 DSC_1196DSC_1205

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI