JUPIS: Atletas comemoram títulos na grande final da primeira edição dos jogos universitários do PARFOR/UESPI

Uma competição é sempre bem-vinda quando é realizada entre amigos que se respeitam e estão juntos em busca de um objetivo comum: uma vitória saudável e justa.  A primeira Edição dos Jogos Universitários do PARFOR/UESPI – JUPIs reuniu e uniu  professores cursistas do PARFOR  em busca do sonhado título de campeão.  Os jogos foram marcados por muita cumplicidade, engajamento, preparação, superação e companheirismo, desde o lançamento até a final que ocorreu, no dia 19 de agosto, na Quadra Poliesportiva do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina-PI.

DSC_0927

A primeira Edição dos Jogos Universitários do PARFOR/UESPI – JUPIs reuniu e uniu professores cursistas do PARFOR .

A primeira fase classificatória dos Jogos Universitários do PARFOR/UESPI – JUPIs, realizada dia 26 de maio, em Teresina, teve como competidores os times de Água Branca, José de Freitas e União. A segunda classificatória, que aconteceu em São Raimundo Nonato, dia 24 de junho, contou com a participação dos atletas cursistas de Anísio de Abreu, Corrente e São Raimundo Nonato. Somente a equipe de Paulistana realizou inscrição para a classificatória de sua região.

IMG_20170819_083459156

Atletas durante a execução do Hino Nacional.

“Eu quero falar pra vocês que o nosso objetivo de integrar os alunos de todos os cursos do PARFOR foi atingido. Todos nós enfrentamos muitas dificuldades. Foi a primeira edição e todos atletas se dedicaram, apesar das dificuldades”, disse a professora de Educação Física e Coordenadora do Curso de Educação Física do PARFOR/UESPI,Prof. Ma. Aurinice Sampaio Irene.

DSC_0956

A Coordenadora e idealizadora dos JUPI’s contou que está orgulhosa, pois não só os alunos de educação física participaram da atividade desportiva, “mas também alunos de outras licenciaturas do PARFOR”. “Foi a primeira edição, o pontapé inicial foi dado. Esperamos que no próximo, mais polos, mais cursos participem e se engajem. Então, queremos agradecer a todos que de alguma forma contribuiu para que esse sonho se tornasse realidade”, finalizou emocionada.

IMG_20170819_083516968_HDR

Solenidade de Abertura do JUPIs.

O coordenado geral do PARFOR/UESPI, Prof Marivaldo de Oliveira Mendes, parabenizou a  professora Aurinice, em seu discurso,  por fazer “essa atividade por amor”. Ele elogiou o empenho de todos na competição. “O que é mais importante nesses jogos universitários é a palavra integração. É juntar e unir  pessoas que estão com um objetivo comum. Esse objetivo também vai servir para a prática pedagógica na escola. Todos aqui, além de atletas, são professores e queremos passar uma lição ao realizar essa atividade esportiva. Estamos ensinando cultura, valores, a seguir regras e com isso temos a capacidade de mudar nossa realidade e crescer. Competir para crescer.”

DSC_1002

Times de Água Branca e Anísio de Abreu em uma disputa acirrada.

Os times masculinos de Paulistana, Água Branca e Anísio de Abreu competiram em três partidas acirradas. Paulistana foi o grande vencedor. O troféu para a segunda colocação ficou com Água Branca e o terceiro lugar com Anísio de Abreu. Os times femininos de União e Anísio de Abreu fizeram uma bonita partida, e União levou para casa o título de campeão.

Cipriano Faustino de Sousa, 49 anos, formado em história e cursando o quinto período de Educação Física pelo PARFOR, no polo de Água Branca, fala sobre a importância do evento e sobre sua vontade de dar aulas na área. “Sou um amante do esporte, pretendo dar aulas de educação física, me especializei em futebol pois é uma coisa que gosto de fazer, faço com prazer. Pretendo também ajudar minha comunidade, minha região. O PARFOR chegou no momento certo da minha vida, então eu abracei e estou fazendo com todo entusiasmo o curso”, disse ele.

A atleta de União, Gerlane Vieira Pereira, relata como foi o empenho da equipe para enfrentar os jogos. “Os treinos foram realizados dentro do intervalo das aulas do PARFOR, aproveitando o momento em que toda equipe estava reunida. Somos uma turma formada pela maioria de mulheres e apenas algumas se interessaram pela prática esportiva do futsal. Encaramos esse desafio mesmo com boa parte da turma não morando na cidade, algumas são de Miguel Alves, outras de Lagoa Alegre e outras de um povoado próximo.”

A professora comenta como foi prazeroso participar do campeonato. “Não foi fácil levar esse time pra jogar a final. Foi uma experiência única em nossas vidas. A coletividade e a amizade nos ajudaram nessa conquista”. A jogadora campeã lembra do apoio que a turma deu. “Toda a turma torceu  e ajudou o time com apoio moral e muito carinho.”

O time masculino campeão do JUPIS 2017, formado por 6 atletas, todos alunos do curso de Educação Física do Campus de Paulistana, não precisou de muito treino. O hábito da prática esportiva foi fundamental para a vitória. “Não treinamos, já que todos trabalham. Porém, alguns têm o hábito de jogar futebol com frequência”, disse o educador físico, Geugres de Carvalho Santos .

Ele contou, em depoimento, que o JUPIs foi uma oportunidade para vivenciar a prática do esporte e poder trocar experiências com os cursistas de outros municípios.  “Foi com grande satisfação e alegria trazer o título para o nosso Campus. Assim serviremos de inspiração para outros competirem futuramente.  Com garra e determinação, mesmo com uma pequena equipe,  mostramos que é possível ser campeão”, pontuou.

DSC_1094

União e Anísio de Abreu jogam em busca de título.

IMG-20170821-WA0001

Equipe de União vence a final feminino.

IMG-20170821-WA0003

Paulistana recebe o troféu de vencedor masculino de futsal.

Assessoria de Comunicação dom PARFOR/UESPI