“A gente imaginava que era um simples curso de qualificação do professor, mas o curso faz a gente abrir a visão”, disse o professor Francisco Menezes Sobrinho, 45 anos, na cerimônia de colação de grau em separado que aconteceu, dia 25, no Auditório do Palácio Pirajá.
A pró-reitora adjunta da PREG, profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote, outorgou o grau que reuniu formandos da graduação regular e a distância. A turma de concludentes de História PARFOR era composta por professores das regiões de Teresina, José de Freitas e Timon-MA.
“É importantíssimo que vocês tenham compromisso com a ética, com a mudança social, pois vocês vão formar profissionais. A missão da UESPI é a formação de bons profissionais para a sociedade. Temos aqui profissionais qualificados que vão honrar com a grandeza e o nome dessa instituição”, disse o coordenador do PARFOR, prof. Marivaldo de Oliveira Mendes.
A profa. Dra. Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote falou que o momento é uma oportunidade. “Levem as melhores lembranças da UESPI e nos representem da melhor forma e voltem”.
O PARFOR oferta cursos de primeira e segunda licenciatura, para docentes que já possuem formação. O professor Francisco Menezes Sobrinho, formado em Pedagogia, dava aulas de História e Geografia, procurou o PARFOR com o objetivo de ampliar o conhecimento. “O curso enriqueceu nosso conhecimento, muito gratificante e de grande valia. Eu tenho certeza que nenhum aluno é o mesmo depois do curso”, disse.
Com o mesmo sonho do professor Francisco, a timonense Almira Rios Paiva da Rocha, de 54 anos, objetiva crescer na profissão. “Resolvi fazer o curso pra avançar mais e superou minhas expectativas. Minha formação permitia dar somente aulas do primeiro ao quinto ano”, comentou a decente que mesmo com 25 anos de magistério planeja um novo rumo após a conquista do diploma.
Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI