A Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do PARFOR/UESPI realizou nos dias 12, 13 e 14 de junho a Semana de Reuniões Pedagógicas com aproximadamente 400 docentes selecionados nos Editais Nº 004/2017- PARFOR/PREG e Nº 005/2017- PARFOR/PREG. Os professores irão ministrar as disciplinas no primeiro período de 2017 do PARFOR/UESPI, que se iniciam no dia 03/07 e vão até dia 14/08.
As reuniões foram realizadas com os professores de estágio supervisionado de 1ª e 2ª licenciatura, professores formadores das disciplinas específicas, professores formadores de Trabalho de Conclusão de Curso e professores formadores da Prática Pedagógica Interdisciplinar.
A Semana de Reuniões Pedagógicas objetiva capacitar os novos docentes sobre a logística do Programa e para o planejamento de atividades do semestre letivo junto às coordenações de cursos.
“Antigamente as reuniões eram realizadas nos municípios. Esse ano mudamos e estabelecemos que todas deveriam ser realizaras em Teresina para que a gente possa orientar melhor, sanar dúvidas e acompanhar os professores”, disse a professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR.
A Coordenadora conta que outra novidade da Semana foi a realização do Curso de Orientação Pedagógica para o professor com formação básica de Bacharelado e sem Especialização em Docência do Ensino Superior ou Mestrado/Doutorado em Educação, que foi ministrada pela professora Dra. Maria do Socorro Baptista Barbosa.
“Nós atendemos o projeto institucional que o PARFOR preconiza, que é levar a graduação aos lugares mais distantes. Temos alunos de mais de 100 municípios do Piauí e de outros estados. O PARFOR já deve ter atendido a quase todos municípios piauienses”, falou o professor Marivaldo de Oliveira Mendes, Coordenado Geral do PARFOR, para os docentes presentes sobre a importância e capilaridade do Programa no Piauí.
Ele destaca ainda que o papel dos docentes é relevante para o êxito das atividades do Programa. “Mas toda essa diferença é feita com a ajuda dos professores e coordenadores. Queremos que vocês abracem esse Programa, que se empenhem, que entenda todo o funcionamento”, aconselha.
“Eu deixo bem claro sobre a importância que a UESPI tem de formar o profissional da educação básica. É necessário a gente discutir todas as fermentas possíveis para uma boa formação da metodologia, da didática pedagógica, da discussão do conteúdo em sala de aula. O público do PARFOR são professores que já estão na escola e têm muito tempo de experiência, mas que precisam desse outro lado: de uma formação mais pontual e direcionada e cabe a vocês firmarem esse compromisso”, pontua a pró-reitora da PREG, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva.
“O PARFOR é um programa que é referência graças ao comprometimento e responsabilidade dos nossos professores. Que todos sejam bem-vindos e que o semestre que se inicia seja de muita produtividade”, disse o pró-reitor da PREX, Prof. Dr. Raimundo Dutra.
A professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, pediu aos educadores que estimulem os professores cursistas a apresentarem trabalhos no III Seminário de Formação do PARFOR/UESPI, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e primeiro de setembro, em Teresina. “Nós queremos a apresentação das experiências de Estágio Supervisionado, PPIs e TCCs. Estimulem seus alunos a virem apresentar esses trabalhos para o Piauí interior conhecer a produção dos professores da educação básica”, disse.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI