“Uma das maneiras mais práticas de aprender espanhol é ouvindo a língua falada”, segundo Patrícia Lacerda, professora de Espanhol. E nada melhor do que aprender a língua dos países hermanos ouvindo e cantando música latina. Essa foi a proposta da Oficina “La música a través de ludicidad de las clases de ELE”- em tradução “A Música através do lúdico das classes do Espanhol”- ministrada nos dias 03, 04, 17 e 18 de junho para os professores cursistas de Espanhol de Esperantina.
Na oficina foram ministradas as classes gramaticais, os verbos, os fonemas e formas de pronúncia da língua estrangeira dentro das letras musicais de alguns cantores e bandas da atualidade.
“Buscamos criar um ambiente positivo em sala de aula. Os alunos relaxaram e se divertiram. A atividade proposta oferece mais segurança para aqueles cursistas que se sentem mais inseguros”, disse Patrícia, ministrante da oficina.
Segundo a professora de Espanhol Isassíria Meyga, também ministrante da oficina, a aula de conversação pode ser usada para discutir a forma e o conteúdo da língua. “A nossa oficina procurou também incentivar um debate de como é feito a letra musical, identificando o vocabulário por meio da interpretação gramatical e pronúncia da língua”, disse ela.
As canções são como uma cápsula cultural e facilitam a introdução do vocabulário durante a aprendizagem, pois as mesmas usam contextos que mostram as estruturas gramaticais, classe de pronúncia, tons, ritmos e sotaques da língua forma e informal conducentes à pronúncia de aprendizagem.
Ao final, os alunos participaram de uma competição artística e cultural: tiveram que apresentar uma dança e um prato típico da cultura dos países hispanos hablantes.
Veja mais fotos:
Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI