Coordenação Geral do PARFOR realiza Reuniões Pedagógicas com Professores Orientadores

A Coordenação Geral do PARFOR/UESPI realizou reuniões pedagógicas com os professores orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso das turmas de 1ª e 2ª licenciatura, dias 19 e 26/04, com o objetivo de instruir os docentes das disciplinas de TCC acerca da logística do programa e para o planejamento das atividades de orientação do semestre letivo 2016.2, referente ao período 2017.1 da IES.

IMG_20170419_085556439

O Coordenador Gral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Oliveira Mendes, fala com os professores selecionados no Edital PARFOR/PREG Nº 001/2017.

A professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, comandou o diálogo com os educadores e destacou algumas mudanças que irão acontecer na metodologia de orientação. “Neste semestre decidimos trabalhar de forma diferente. Como nem sempre coincidia de ser o mesmo professor nas disciplinas de TCC 1 2 e 3, tinha professor que modificava o trabalho do aluno e causava desconforto e insegurança”.

A coordenadora informou que o novo modelo adotado é para facilitar a comunicação entre orientando e orientador e a produção da pesquisa acadêmica. “A coordenação decidiu que será um professor somente para orientar o projeto. Ao término da disciplina de projeto, que aconteceu dia 27 de maio, se nós tivermos um número maior de projetos previsto para um professor orientador, que são 10, selecionaremos orientadores para dar continuidade à pesquisa nas disciplinas seguintes”, explicou.

IMG_20170419_085723167_HDR

As turmas de segunda licenciatura, por terem uma quantidade reduzida de tempo -2 anos de graduação-, têm na grade curricular duas disciplinas TCCs . A primeira é para elaborar o projeto de pesquisa, a segunda para desenvolver a pesquisa e redigir o TCC. “No caso de primeira licenciatura são três. A de TCC2 é fazer a pesquisa e gerar um relatório”, conta a Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI.

O Coordenador Gral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Oliveira Mendes,  disse que o momento é importante para os professores cursistas que irão dar continuidade ao trabalho de conclusão de curso. “É um momento onde os alunos irão produzir conhecimento referente a tudo aquilo que foi trabalhado em sala de aula. É um momento essencial da graduação enquanto futuros licenciados.”

IMG_20170419_091540544_HDR

Professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, apresenta para os docente as nomas do Programa para produção de TCCs.

Ele argumenta que o novo formato de orientação gera uma continuidade do projeto para a boa execução da pesquisa e elaboração do TCC. “Nossos alunos já têm um ganho significativo. Não terão uma descontinuidade nesse processo de pesquisa e elaboração de TCC. Depois da apresentação dos projetos, os novos orientadores irão fazer suas observações e já começarão o processo de orientação para as etapas seguintes”, disse Marivaldo Oliveira Mendes.

A coordenadora adjunta finaliza sua fala aconselhando os novos professores, selecionados no Edital PARFOR/PREG Nº 001/2017, para se adaptarem ao Programa. “É importante que o professor conheça o edital, o manual do TCC,  o caderno pedagógico, que orienta os elementos didáticos que o professor precisa apresentar, e realize o planejamento com o coordenador de curso específico de cada licenciatura, para os esclarecimentos da área de conhecimento”.

IMG_20170419_101522492

Segundo momento do encontro: reunião com os coordenadores de curso.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI