Em Floriano, Campo Maior, Oeiras, e União, o PARFOR/UESPI realiza formaturas e qualifica professores da educação básica.
A maratona das colações de graus do PARFOR/UESPI conclui seu ciclo com a realização das formaturas nos municípios de Oeiras, Floriano, União e Campo Maior, no de mês de dezembro. No Piauí, o Programa iniciou em 2010 e já colocou no mercado de trabalho cerca de 3.185 professores.
Um dos pontos positivos com a qualificação dos professores da educação básica é a melhoria da educação nos municípios piauienses. “A qualificação de docentes parte da LDB (Lei de Diretrizes Básicas) e junto com a LDB vem o PME (Plano Municipal de Educação) que estabelece um prazo para garantir que todo sistema educacional tenha professores qualificados com ensino superior. A Universidade Estadual do Piauí foi uma das pioneiras, criando uma modalidade de ensino em período especial”, disse o Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Marivaldo Mendes.
“A gente percebe essa melhoria na educação através dos indicadores. A Secretaria de Educação faz o acompanhamento. Esse ano, a rede municipal apresentou um IDEB que era previsto para 2021, de 5,4”, confessou a Profª. Maria dos Remédios Santos, Coordenadora Local do PARFOR de Oeiras, ao falar sobre a melhoria na educação com a qualificação dos educadores.
A Coordenadora Local salienta que as mudanças são visíveis. “As mudanças foram vistas na prática, na aprendizagem dos alunos e com a diminuição do índice de reprovação e da evasão escolar. E a gente vê o desempenho dos docentes e a prática deles, que melhorou bastante”.
Na histórica cidade, a formatura da Turma ‘Teclando para o Futuro’, composta por 12 formandos, foi realizada no Cine Teatro, dia 07/12. “Essa turma de computação é só formada por professores de Oeiras. Ainda temos mais duas turmas, uma de pedagogia e outra de educação física com professores de outros municípios, como Cajazeiras, Santo Inácio do Piauí de Inhuma e da zona rural do município de Oeiras.”
A Diretoria do Campus Possidônio Queiroz, Profa Dr. Pedrina Nunes de Araújo, outorgou o grau e realizou um belo discurso de homenagem para os licenciados. “Esta noite findou o ciclo de compartilhamentos de experiências. É tempo de reiniciar, de baixar arquivos que os mesmo produziram, de saber que as ciências tecnológicas da computação possam ser ensinadas a seus alunos em prol de um mundo melhor, de um mundo mais humano, de um mundo que a sabedoria moderna e modernizante transforme o cotidiano em um tempo prático e que todos possam ter acesso ao conhecimento tecnológico e da informatização.”
Em Floriano, as solenidades das turmas de Letras Espanhol e Pedagogia, aconteceram, dia 08/12, no Auditório da UESPI. A Diretora do Campus de Floriano, Profa. Ana Maria da Silva Andrade, licenciou os 13 professores de língua estrangeira, da turma “Al Que Cree Todo Le Es Posible”, e 15 novos professores de Pedagogia, Turma “Ressignificando a luz da pedagogia”.
“A maioria dos nossos alunos é de outras cidades, da região de Floriano: Nazaré do Piauí, Flores do Piauí, Landri Sales, Marcos Parente. Eu acompanho desde o primeiro período. E notório que eles estão levando esse conhecimento para suas cidades e trazem essa resposta através dos trabalhos apresentados. O curso de espanhol foi muito importante, porque aqui nessa região temos uma carência de profissional nessa área”, disse a Coordenadora Local do PARFOR, Profa. Ariete Ferreira Costa.
Um exemplo de superação é a história da senhora Luiza Alves Munis, de 55 anos. Ela é servidora da UESPI há 22 anos e decidiu fazer sua primeira graduação de nível superior pelo PARFOR após 30 anos sem estudar. “Tive a oportunidade de fazer este curso e estou realizada hoje. A UESPI me proporcionou isso.” A professora de língua estrangeira conta que os 4 anos de graduação foram satisfatórios. “Cada semana era uma descoberta com uma disciplina diferente”.
Formatura Show, assim pode ser denominada o grandioso cerimonial que aconteceu em União, dia 09/12, no espaço de festas Balão Hall, que formou mais de 90 professores das áreas de Ciências Biológicas, Educação Física e Inglês.
A Coordenadora Local do PARFOR/UESPU, Profª Aldenira de Sousa Borges, relata, orgulhosa, do empenho dos professores que ali se formavam. “É uma coisa admiradora. Eles trabalham e levam muito a sério os seminários e as apresentações de TCCs. A semana de TCCs para as 5 turmas foi encantadora e muito produtiva”, conta
Segundo Aldenira de Sousa, todos os formandos são professores e a maioria já está no mercado de trabalho, atendendo outros municípios próximos a União. “Miguel Alves e União tiveram o índice IDEB surpreendentemente maravilhoso”, enaltece ela.
O Iate Club da cidade de Campo Maior estava glamorosa, dia 10/12, para receber as Turmas ‘Vitória da Educação Física – Juntos somos mais fortes’ e ‘Maria Edileusa Assunção Veras Carvalho’.
O Professor Me. Renê Pedro de Aquino, Diretor do Campus Clóvis Moura, comandou a assembleia que licenciou 18 professores de Educação Física e 23 professores de Pedagogia. Em seu discurso, enalteceu a profissão do pedagogo e do educador físico e finalizou sua fala citando um texto do poeta Marcos Antônio Pires: “A missão do professor tece caminhos, constroe ninhos unipolos, movimenta a roda da vida. O professor não é só instrutor, mas também é amigo e fiel lutador”
Com um sorriso tímido e lágrimas no rosto, Maria Alves Pereira da Silva, de 60 anos, recebia seu primeiro diploma com calorosos aplausos dos colegas de graduação e familiares.
Na noite, Maria Alves, que mora e trabalha no município de Capitão de Campos, era paparicada pelos filhos e netos por ser a primeira da família a concluir um curso de nível superior.
A força de vontade é nítida ao falar com a professora que completará 30 anos de magistério, no dia 17 de dezembro. “Era meu sonho. Eu batalhei pra chegar até aqui onde eu estou hoje. Agradeço a Deus, a minha família, a meus amigos, professores e coordenadores que me deram muitos incentivos”, disse ela.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI