Atividade prática prepara cursistas para os cuidados e primeiros socorros no ambiente escolar

A disciplina de Primeiros Socorros e Higiene na Atividade Física ministrada, pela Profª Débora Costa, na turma de Educação Física do PARFOR/UESPI do Campus Piripiri, teve atividade prática como encerramento da matéria que envolveu  22 professores cursistas com o objetivo de prepará-los para o atendimento de socorros de urgência no ambiente escolar.

Imagem4

Segundo Débora Costa, o professor deve estar preparado para saber lidar com pequenos acidentes que geralmente são comuns dentro da escola, como queda, torção, luxação e até mesmo convulsões. “Saber prestar o primeiro atendimento é essencial para o não agravamento do quadro. Além de também ser um conhecimento aplicado fora do ambiente escolar, assim como, o conhecimento acerca das noções de higiene nas práticas corporais de movimento.”

Imagem2

Os cursistas realizaram simulações de imobilizações de segmentos corporais utilizando material simples e de fácil acesso na escolar.

Os cursistas realizaram simulações de imobilizações de segmentos corporais utilizando material simples e de fácil acesso na escolar: TNT, tira de tecido, cadarço, papelão e galhos de árvore. Eles executaram procedimentos básicos de primeiros socorros em diferentes situações de acidentes como em lesões ósseas, musculares, articulares, paradas cardíacas e respiratórias que podem acontecer durante ou não da prática do exercício físico.

Um dos temas discutidos e vivenciados pelos cursistas foi o protocolo ABCDE de avaliação da vítima, que consiste em estabilizar manualmente a coluna cervical,    avaliar a consciência, realizar a abertura das vias aéreas, verificar a respiração, circulação, as disfunções neurológicas, a exposição do corpo e controle do ambiente.

Imagem5

O professor e enfermeiro Mishel Holanda, titular da disciplina suporte básico de vida, trabalha no SAMU-Teresina.

Os cursistas puderam também conhecer as habilidades necessárias de um socorrista e quais contatos telefônicos são importantes para acionamento do socorro profissional; compreender o significado dos sinais vitais – pulso, respiração e temperatura relativa da pele- e entender os aspectos básicos relacionados à higiene na atividade física e nos ambientes desportivos.

Imagem12

Os cursistas foram divididos em pequenos grupos e construíram de forma criativa jogos educativos voltados para a temática dos primeiros socorros.

Segundo a professora da disciplina, a participação dos cursistas foi muito boa. “Os alunos demostraram interesse pela disciplina e interagiram relatando casos reais que aconteceram em suas práticas no ambiente escolar”, disse ela.

Imagem11

Após construção dos jogos, cada grupo apresentou suas produções e em seguida executaram o ato de brincar.

A atividade contou com a participação do experiente enfermeiro e professor, mestre em terapia intensiva, Mishel Holanda. “O convite foi feito com o intuito de termos alguém mais experiente e que lida diariamente com situações de primeiros socorros. Os alunos ficaram maravilhados com a palestra do profissional”, contou Débora Costa.

Imagem10

Os cursistas foram divididos em pequenos grupos e produziram trilhas, amarelinhas, caça-palavras, bingo e cartas com material comumente encontrado na escola e de baixo custo.

Na atividade final, os cursistas foram divididos em pequenos grupos e construíram de forma criativa jogos educativos voltados para a temática dos primeiros socorros. “Os alunos relataram que a confecção dos jogos proporcionou uma boa alternativa para discutir sobre os primeiros socorros no ambiente escolar de forma lúdica, podendo ser aplicados as todas as faixas etárias seguindo adaptações.”

Imagem8

Os cursistas as regras dos jogos, assim como as perguntas a respeito dos primeiros socorros.

Imagem13

Após conclusão dos conteúdos, houve divisão em grupos para construção de enredo, cenário e fantoches para encenação de temas que foram sorteados: choque/ queda/ hemorragia/ engasgamento.

Imagem14

Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI