Cursistas realizam pesquisa sobre dinâmicas populacionais de Pedro II

IMG-20170127-WA0017

Cursistas elaboram pesquisa sobre dinâmicas populacionais de Pedro II.

A turma de geografia do PARFOR/UESPI de Pedro II realizou pesquisa sobre as dinâmicas populacionais de Pedro II. Os cursistas coletaram dados acerca de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil e migração da cidade com o objetivo de chamar a atenção das questões para o poder público e sociedade. O trabalho foi orientado pelo Profº Dr. Stanley Braz de Oliveira, professor da disciplina de Geografia da População.

Os dados analisados demonstraram que nos últimos 10 anos o crescimento da população de Pedro II vem diminuindo, pela emancipação política de distritos pertencentes ao município, e  em razão de fatores relevantes como baixa taxa de natalidade e das mortes por causas violentas, que atingem, principalmente, os homens.  “Também os casos de óbitos por câncer constituem dados estatísticos consideráveis, devendo receber olhares atentos e políticas focadas no bem estar social da população. Destacam-se ainda os registros de suicídio, que são tratados timidamente, por ser um tabu social”, disse Stanley Braz

IMG-20170127-WA0005

O Fórum foi idealizado pelo Prof. Dr. Stanley Braz, pelo Prof. Werton Costa,

O professor coordenador da pesquisa ressalta que os casos de morte impactam na redução populacional, bem como na economia do município, resultando em considerável redução dos repasses da União e no ingresso e conclusão da escolaridade na educação básica. “Estes fatores podem, a longo prazo, transformar a cidade de Pedro II em um lócus de estagnação ou repulsão populacional, que pode afetar de forma mais brusca na estrutura econômica da cidade”, afirma.

A pesquisa foi apresentada no Fórum sobre Dinâmicas Populacionais e Desenvolvimento Econômico de Pedro II, dia 25 de janeiro. O evento foi idealizado pelo Prof. Dr. Stanley Braz, pelo Prof. Werton Costa, Coordenador do Curso de Geografia do PARFOR,  e  pela Profa. Francisca Silvana, Coordenadora Local do PARFOR de Pedro II, e contou com a participação dos alunos e professores de Geografia do PARFOR e do curso regular da UESPI.

IMG-20170127-WA0018

O Fórum sobre Dinâmicas Populacionais e Desenvolvimento Econômico de Pedro II aconteceu no dia 25 de janeiro.

O professor Dr Stanley Braz de Oliveira,  fala ainda da necessidade de socializar com o poder público e os representantes da comunidade os resultados reveladores da pesquisa. “Nossa intenção é de proporcionar à sociedade, através dessa atividade de extensão, conhecimento sobre a população de Pedro II”.  Ele completa dizendo que o problema, “deve ser visto e discutido, no sentido de também ser alvo de políticas públicas que possam colaborar para a redução dessas ocorrências”.

No evento ocorreu a Mesa Redonda com a participação de Marcelo Coleta, presidente da Câmara Municipal de Pedro II, do o vereador Samuel Silva e Antônia Frazão, representante acadêmica do curso de geografia do PARFOR de Pedro II.

IMG-20170127-WA0008

Os cursistas coletaram dados acerca de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil e migração da cidade das Opalas.

IMG-20170127-WA0013

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI