Turma de Pedagogia de Piripiri encerra disciplina com a produção de material adaptado para crianças com deficiência

Os professores cursistas de Pedagogia de Piripiri encerraram a disciplina de Educação Especial II como a realização da Oficina de Confecção de Material Pedagógico Adaptado. A atividade permitiu a produção de brinquedos e instrumentos, a partir das teorias discutidas em sala de aula, que servem para mediar e avaliar a aprendizagem de crianças com deficiência, seja ela sensorial, física e/ou motora.

IMG-20170124-WA0017

Os professores cursistas de Pedagogia de Piripiri participam da Oficina de Confecção de Material Pedagógico Adaptado.

A professora da disciplina, Rafaella Coelho Sá Veloso, ministrou a oficina que objetivou propor uma discussão sobre como a escola pode se tornar inclusiva ou favorecer o processo de inclusão dos alunos com deficiência. Os cursista criaram brinquedos adaptados a partir de material reciclado: garrafa pet, fio de lã, potes de iogurte, caixa de papelão e palitos de picolé.

IMG-20170124-WA0020

Os alunos produziram brinquedos e instrumentos a partir das teorias discutidas em sala de aula.

“A gente quis mostrar que o professor se utiliza da teoria e da criatividade com os materiais que tem. Conseguimos produzir brinquedos para que qualquer aluno, deficiente ou não, possa aprender o conteúdo que o professor deseja passar. Outra ideia que damos para a turma é que esse material pode ser feitos pelos próprios alunos, são materiais de fácil aquisição. É uma forma de trabalhar a habilidade social, a interação, o respeito, as diferenças e o processo de inclusão em si”, disse a professora.

IMG-20170124-WA0019

A professora da disciplina, Rafaella Coelho Sá Veloso, ministrou a oficina que objetivou propor uma discussão sobre como a escola pode se tornar inclusiva .