Laboratório de Brinquedoteca é inaugurado no Campus de Floriano

IMG_20161208_180854543

Descerramento da placa da Brinquedoteca “Mestres da Brincadeira”.

Os professores cursistas do PARFOR/UESPI, os estudantes das licenciaturas regulares e da educação a distância do Campos Dra. Josefina Demes, em Floriano, terão um novo recurso para as práticas pedagógicas com a inauguração da sala de Brinquedoteca “Mestres da Brincadeira”, ocorrida no dia 07/11. O espaço será direcionado para a realização de atividades experimentais de aprendizagem com estudantes das escolas municipais e estaduais, visando desenvolver atividades lúdicas no universo da educação infantil.

O local foi construído para crianças, possui diversos brinquedos educativos, mesas e cadeiras e espaço para interação, obedecendo todas as diretrizes exigidas. As atividades lúdicas que serão desenvolvidas pelos professores objetivam provocar nas crianças, que estão em processo de formação, diversas habilidades, como a fala, escrita, atenção, memorização, imaginação, coordenação motora, entre outras.

O Projeto Experimental de Funcionamento da Brinquedoteca foi elaborado pela Coordenação Local  do PARFOR de Floriano, Profa. Ariete Ferreira Costa e Profa. Adriana Maria da Costa, sob a orientação da Profa. Hercilene Costa.

IMG_20161208_180401499

A inauguração da brinquedoteca aconteceu no Campos Dra. Josefina Demes, em Floriano.

A Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista; a Diretora do Campus de Floriano, Profa.  Ana Maria da Silva Andrade; a Coordenadora Local do PARFOR, Profa. Ariete Ferreira Costa participaram da solenidade de inauguração que contou com a presença de cursistas, professores formadores, professoras da rede de ensino e crianças da comunidade.

IMG_20161208_181119586

A Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista; a Diretora do Campus de Floriano, Profa. Esp. Ana Maria da Silva Andrade; a Coordenadora Local do PARFOR, Profa. Ariete Ferreira Costa participaram da solenidade de inauguração.

“É com muita satisfação que estamos aqui realizando a inauguração deste espaço. Nós da Coordenação Geral esperamos que o Campus de Floriano possa dar continuidade a esse trabalho, resta a quem ficar alimentar esse sonho”, disse a Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.

“Nós necessitávamos da brinquedoteca e agora podemos contar com um laboratório, onde os futuros professores poderão está recebendo crianças para que a aprendizagem aconteça através do brincar. Todos esses equipamentos irão contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem”, disse a Profa. Ana Maria.

IMG_20161208_181154347

Os alunos da escola municipal Marinice Attem se divertem com os brinquedos disponíveis no local.

A Coordenadora Local do PARFOR afirma que o local será aberto para comunidade. “O professor que estiver interessado vai agendar uma visita com os alunos. Teremos um enorme prazer em recebê-los aqui. A brinquedoteca será usando para pesquisa e para que os próprios professores articulem atividades”, contou Ariete Ferreira.

A professora Tereza Guimarães levou os alunos da escola municipal Marinice Attem para a solenidade de abertura e disse que as atividades com brinquedos são importantes para o desenvolvimento cognitivo do estudante. “Uma produção de texto, ele pega um brinquedo e pode descrevê-lo. Isso irá auxiliar no desenvolvimento da escrita e da fala”, exemplifica ela ao falar da importância da brinquedoteca.

IMG_20161208_181317903

Professores cursistas e professores da educação básica na brinquedoteca Mestres da Brincadeira.

IMG_20161208_181358941

O espaço foi construído obedecendo as diretrizes exigidas.

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI