Os municípios de Luzilândia, Esperantina e Barras e cidades circunvizinhas foram congratuladas com a formação de professores pelo Plano Nacional de Formação da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí, dias 24, 25 e 26 de novembro. Um momento de muito orgulho para familiares e amigos com a entrega dos títulos de licenciados para os professores de Geografia, Matemática, Biologia e Pedagogia.
“Eu tenho certeza que tenho o dom de dar aulas”, declarou a professora portadora de deficiência física, Antônia Rocha da Silva, de 44 anos, na colação de grau realizada em Luzilândia.
A professora do ensino infantil possui 20 alunos, mora e trabalha no Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí, no município de Luzilândia, localizado no Vale do Rio Parnaíba. Mesmo com limitações, escreve com as duas mãos e se desloca com dificuldades- ela possui a doença congênita denominada ‘pé torto’ -, é exemplo e mostra que obstáculos não existem quando se tem um grande objetivo.
“Foi muito bom, adquiri vários conhecimentos. A geografia é uma matéria muito importe dentro da escola”, disse a geógrafa ao falar do curso. Ela afirma que os anos de formação não foram fáceis. “Foi difícil, mas tenho pessoas que me ajudaram, os professores do PARFOR e Deus”.
A noite foi de glória para as turmas de Geografia, “O Conhecimento Existe Para Ser Partilhado”; de Matemática, “Lucirene Buenos Aires Oliveira – O Cálculo Da Vida”; e Pedagogia, “Semeadores Do Conhecimento”. Somando um total de 82 professores formados.
“O que me chamou a atenção foi o empenho desses profissionais, para eles não existiam obstáculos. Muitos moram em cidades próximas de Luzilândia. Na turma de Pedagogia têm muitas senhoras e todas vinham de moto ou carros contratados”, disse a Coordenadora Local do PARFOR/UESPI, Maria das Graças Monteiro.
Dia 25, no Polo da UESPI de Esperantina foi realizada a cerimônia de colação em separado. O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, conferiu o grau para os professores cursistas.
“Eu não tenho dúvida da competência técnica de cada um de vocês, seja por ter chegado no PARFOR com ela, por já serem professores da educação básica, ou porque tiveram suas habilidades e seus conhecimentos técnicos aprimorados aqui na UESPI”, disse o reitor.
As turmas de Biologia, “Profa Dra. Maria da Conceição Sampaio Alves Teixeira” e “Profa Deyse Maria Santos”, e Pedagogia, “Educadores do Saber”, reuniram-se para realizar uma bonita cerimônia que homenageou professores, familiares e amigos.
A solenidade em Barras contou com a presença dos moradores dos municípios de Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Cabeceiras no espaço ESA, dia 26. Todos ávidos para receber os novos professores da educação básica: 70 formados das turmas de Geografia, “Por outra globalização” e “Eternos aprendizes conquistando espaços”, colaram grau na noite. A Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, presidiu o ato solene.
Segundo o Prof. Werton Costa, Coordenador do Curso de Geografia do PARFOR/UESPI, as turmas formandas são especiais por serem as primeiras do município do Vale do Longá. “É uma característica geral do Programa atender o município sede e os vizinhos. Foi uma experiências primeira com alto índice de assiduidade e se tornou a nossa menina dos olhos. Foi o município que fizemos mais visitas e o acompanhamento sistemático de TCCs.” O professor conta ainda que as turmas participaram do ENADE e ajudou o Programa a manter um conceito positivo.
O Coordenador Geral do Parfor, Marivaldo Mendes, discursou na solenidade. “Nesse momento eu parabenizo a cada um de vocês e seus familiares. O município de Barras poderá contar agora com professores qualificados, empenhados na qualidade do ensino, porque é educando crianças a partir das séries iniciais que nós estaremos formando cidadãos preocupados com a mudança da nossa sociedade”, destacou.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI