Deficiente física, cursista do PARFOR/UESPI recebe diploma de Geografia

Os municípios de Luzilândia, Esperantina e Barras e cidades circunvizinhas foram congratuladas com a formação de professores pelo Plano Nacional de Formação da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí, dias 24, 25 e 26 de novembro.  Um momento de muito orgulho para familiares e amigos com a entrega dos títulos de licenciados para os professores de Geografia, Matemática, Biologia e Pedagogia.

IMG_20161124_190031438

A professora Antônia Rocha da Silva, deficiente física, assina ata de formatura.

“Eu tenho certeza que tenho o dom de dar aulas”, declarou a professora portadora de deficiência física, Antônia Rocha da Silva, de 44 anos,  na colação de grau realizada em Luzilândia.

A professora do ensino infantil possui 20 alunos, mora e trabalha no Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí, no município de Luzilândia, localizado no Vale do Rio Parnaíba. Mesmo com limitações, escreve com as duas mãos e se desloca com dificuldades- ela possui a doença congênita denominada ‘pé torto’ -, é exemplo e mostra que obstáculos não existem quando se tem um grande objetivo.

IMG_20161124_180607846

A Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, conferiu o grau de licenciados para os cursistas do PARFOR/UESPI na colação de grau em separado, em Luzilândia.

“Foi muito bom, adquiri vários conhecimentos. A geografia é uma matéria muito importe dentro da escola”, disse a geógrafa ao falar do curso. Ela afirma que os anos de formação não foram fáceis. “Foi difícil, mas tenho pessoas que me ajudaram, os professores do PARFOR e Deus”.

IMG_20161124_180622813

Na foto: Profª Dra. Valdirene Gomes de Sousa, a Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Prof. Esp. Juarez Silvestre e Prof. Maria das Graças Lopes Monteiro, Coordenadora Local de Luzilândia.

A noite foi de glória para as turmas de Geografia, “O Conhecimento Existe Para Ser Partilhado”; de Matemática,  “Lucirene Buenos Aires Oliveira – O Cálculo Da Vida”; e Pedagogia, “Semeadores Do Conhecimento”. Somando um total de 82 professores formados.

A colação de grau convencional foi realizada na AABB da cidade de Luzilândia.         Foto Gold-Coutinho

“O que me chamou a atenção foi o empenho desses profissionais, para eles não existiam obstáculos. Muitos moram em cidades próximas de Luzilândia. Na turma de Pedagogia têm muitas senhoras e todas vinham de moto ou carros contratados”, disse a Coordenadora Local do PARFOR/UESPI, Maria das Graças Monteiro.

Dia 25, no Polo da UESPI  de Esperantina foi realizada a cerimônia de  colação em separado.  O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista,  conferiu o grau para os professores cursistas.

IMG_20161125_203250459

Formandos de Biologia e Pedagogia, em Esperantina.

“Eu não tenho dúvida da competência técnica de cada um de vocês, seja por ter chegado no PARFOR com ela, por já serem professores da educação básica, ou porque tiveram suas habilidades e seus conhecimentos técnicos aprimorados aqui na UESPI”, disse o reitor.

IMG_20161125_214300233

Participaram da solenidade o Deputado Federal Assis Carvalho, paraninfo da turma, o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista o Coordenador Geral do Parfor, Prof. Marivaldo Mendes.

As turmas de Biologia, “Profa Dra. Maria da Conceição Sampaio Alves Teixeira” e “Profa Deyse Maria Santos”, e Pedagogia, “Educadores do Saber”,  reuniram-se para realizar uma bonita cerimônia que homenageou professores, familiares e amigos.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, entrega diploma para formada de Biologia.

A solenidade em Barras contou com a presença dos moradores dos municípios de Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Cabeceiras no espaço ESA, dia 26. Todos ávidos para receber os novos professores da educação básica:  70 formados das turmas de Geografia, “Por outra globalização” e “Eternos aprendizes conquistando espaços”, colaram  grau na noite. A Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, presidiu o ato solene.

COL (269)

Turma de Biologia recebe grau, em Esperantina.                                            Foto Gold-Coutinho

Segundo o Prof. Werton Costa, Coordenador do Curso de Geografia do PARFOR/UESPI, as turmas formandas são especiais por serem as primeiras do município do Vale do Longá. “É uma característica geral do Programa atender o município sede e os vizinhos. Foi uma experiências primeira com alto índice de assiduidade e se tornou a nossa menina dos olhos. Foi o município que fizemos mais visitas e o acompanhamento sistemático de TCCs.” O professor  conta ainda que as turmas participaram do ENADE e ajudou o Programa a manter um conceito positivo.

SONY DSC

Formada recebe diploma da Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva.

O Coordenador Geral do Parfor, Marivaldo Mendes, discursou na solenidade. “Nesse momento eu parabenizo a cada um de vocês e seus familiares. O município de Barras poderá contar agora com professores qualificados, empenhados na qualidade do ensino, porque é educando crianças a partir das séries iniciais que nós estaremos formando cidadãos preocupados com a mudança da nossa sociedade”, destacou.

Foto oficial da Turma de Geografia, em Barras.

Geógrafos comemoram conquista do diploma.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI