AFRICANIDADES | PARFOR debate efetivação da lei 10.639/03 no ensino superior

Em homenagem ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, serão realizadas várias atividades de 20 a 27 de março, no Campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí – UESPI no projeto intitulado Educação das Relações Étnicos Raciais no Ensino Superior. A abertura será no dia 20, às 9h, no Espaço dos Caixas Eletrônicos no Centro de Ciências da Natureza/CCN.

O projeto levará ao público debates, apresentações culturais e a exposição Rostos e Africanidades: um retrato da beleza negra feminina, com 38 obras do artista plástico piauiense Haroldo Vieira. A iniciativa é do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e levanta, entre outras questões, o debate sobre como efetivar a lei 10.639/03 no ensino superior, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-brasileira em escolas e universidades.

Para o prof. Raimundo Dutra, coordenador geral do PARFOR/UESPI, “as atividades promoverão a troca de experiências sobre a educação e as relações étnico-raciais e contribuirá para tornar a lei efetiva nos cursos de licenciatura do programa”, que tem a parceria do Núcleo Estudos e Pesquisas Afro – NEPA e do Grupo de cultura afro Afoxá na promoção do evento.

O encerramento das atividades, no dia 27, será marcado pela Sexta Nagô – Especial UESPI, no Memorial Zumbi dos Palmares, com o intuito de festejar a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a FUNDAC E A FUESPI ocorrida em fevereiro.

20/03, às 9h | Espaço dos caixas eletrônicos/CCN
‘‘Rostos e Africanidades: um retrato da beleza negra feminina’’, exposição de Haroldo Vieira.

De 23 a 27 de março | Sala de leitura Prof. Jônathas de Barros Nunes
Exposição de 38 obras do acervo de Haroldo Vieira e comercialização da gastronomia afro-brasileira

Dia 25/03, das 9:00 às 12:00h | Auditório Pirajá
Mesa – Educação das relações étnico-raciais no ensino superior: a lei 10.639/03 em debate      coordenada pela Profª Me Lidenora de Araujo Cunha com os seguintes participantes:
Profª Me. em Educação Adriana Sousa, com tema “experiências de praticas pedagógicas referentes à lei 10.639/03, no Brasil”; Profª Me. em Educação Márcia Cristina Américo, com tema “aspectos curriculares para uma educação que valorize a cultura africana e afrodescendente”; Profº Doutor em Letras Élio Ferreira, coordenador do Núcleo Estudos e Pesquisas Afros da UESPI, com tema “panorama temático das africanidades em pesquisas realizadas na UESPI”.

27/03, às 18:00h | Memorial Zumbi dos Palmares
Realização da Tela Preta com o tema ‘‘1 ano de Sexta Nagô’’