EXPANSÃO| PARFOR terá apoio de mais cinco prefeituras para aumentar oferta de cursos

Unidade Escolar deverá receber os cursos do PARFOR em Castelo do Piauí (Foto: Marco Freitas)

Unidade Escolar deverá receber os cursos do PARFOR em Castelo do Piauí (foto: Marco Freitas)

Em 2015, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI aumentou para 30 o número de cidades em que oferta cursos de licenciatura. O programa funciona, atualmente, em 25 municípios piauienses e agora está ofertando vagas também em mais cinco. Beneditinos, Água Branca, Anísio de Abreu, Castelo do Piauí e Buriti dos Lopes podem ter cursos de licenciatura para professores da Educação Básica caso os cursos ofertados completem o número de alunos inscritos exigido. Para isso, o programa conta com o apoio das prefeituras para divulgação das vagas e questões de estrutura.

As parcerias foram acertadas em reuniões com os prefeitos e com os secretários municipais de Educação em cada uma dos municípios visitados pelo Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Raimundo Dutra, e pelo Coordenador Financeiro, Prof. Marivaldo Mendes, no mês de fevereiro. “A prefeitura estará a serviço do programa naquilo que for necessário para que ele funcione regularmente no nosso município”, assegurou Martins durante reunião em Castelo. A mesma compreensão foi demonstrada pelo prefeito Isaac Antão, de Anísio de Abreu. “Firmamos uma parceria com o PARFOR/UESPI que possibilita a melhoria da nossa educação ao dar aos professores uma oportunidade de melhorar a sua formação e atuação na Educação Básica”, anunciou Antão durante a Semana Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação na cidade.

Visita à Unidade Escolar de Castelo do Piauí (Foto: Marco Freitas)

Mas não é só para os professores da rede municipal e estadual que atuam nos municípios em que o programa irá funcionar que ele é importante, mas para a melhoria da educação em toda região para a qual o município funciona como polo. “Essas cidades vão atrair professores cursistas de municípios próximos também, que podem ingressar no PARFOR independentemente de estarem ou não atuando no município-polo”, enfatiza.

O PARFOR/UESPI, que organiza todo o funcionamento dos cursos, é também quem contrata uma equipe técnica, composta de um coordenador local e de um técnico-administrativo, além dos professores que darão aulas nos cursos. Em contrapartida, as prefeituras disponibilizam salas de aula para as turmas de professores cursistas e se comprometem a dar apoio logístico para, por exemplo, deslocamento dos estudantes para atividades durante o período de aulas, nos meses de janeiro, fevereiro e julho.

Se forem confirmados os fechamentos das novas turmas após as pré-inscrições que acontecem até o dia 13 de março através da Plataforma Freire, Água Branca contará com cursos de 1ª licenciatura em Educação Física e Pedagogia; Castelo terá os cursos de Geografia, Pedagogia e História; em Anísio de Abreu, serão implantadas as primeiras licenciaturas de Educação Física e Pedagogia e a 2ª licenciatura em Matemática; Beneditinos abrirá as salas de aula para Pedagogia e Educação Física e Buriti dos Lopes terá licenciaturas em Ciências Biológicas, Pedagogia e Letras/Espanhol.