As colações de grau do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí não param. De norte a sul, o PARFOR colocará no mercado de trabalho piauiense professores licenciados nas mais diversas áreas: Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Inglês, Química, Física, Português e Espanhol.
O saldo é positivo. Até o momento são dezenas de professores qualificados que antes não possuíam formação superior ou que ministravam conteúdos diferentes do da formação. A maioria destes docentes mora e trabalha em regiões distantes dos Campus, Núcleos e Polos da UESPI que oferta os cursos do Programa, ou até mesmo em outros estados.
De 17 a 19 de novembro, a Coordenação Geral do PARFOR, docentes, diretores e pró-reitores da Universidade Estadual do Piauí estiveram em Uruçuí formando 61 professores, e no outro extremo do estado, em São João do Piauí e São Raimundo Nonato, mais 92 docentes foram qualificados em primeira e/ou segunda licenciatura.
Gratidão, orgulho, alegria e a certeza de que o esforço valeu a pena. Esses são alguns dos muitos sentimentos que marcaram a solenidade de colação de grau da turma de História, “A nova história nos proporcionou a possibilidade de conhecer os excluídos da história”, e das turmas de Pedagogia, “Saber sem fronteiras” e “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”.
Com os olhos marejados de lágrimas, Joanice Pires dos Santos, de 56 anos, formanda em Pedagogia, falou da alegria de ter conquistado o título. “Para mim foi uma grande honra o PARFOR ter aparecido na minha vida. Eu não tive essa oportunidade na década de 80”, disse a professora que, desde 1977, dá aulas para séries iniciais.
Um rio não foi um obstáculo. Morando no Maranhão, no município de Benedito Leite, com persistência Dona Joanice concluiu os 4 anos de graduação. “ Vinha no período de férias de barco, de canoa. Nunca desisti”.
A Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, participou da solenidade. Em seu discurso disse está feliz por participar da formação dos professores e falou sobre o histórico do plano e sua inserção na UESPI.
“O PARFOR/UESPI já formou 112 turmas desde 2010, totalizando 3.024 alunos graduados. Nos cursos de História e Pedagogia respectivamente, 177 professores de história e 1.028 pedagogos. Isso sem contarmos os formados dessa noite e desse semestre. Assim, podemos perceber a grandeza do Programa dentro do Piauí”, destacou ela.
Em São Raimundo Nonato, o Diretor do Campus, Prof. Márcio Zamboni Harari, outorgou o grau em uma cerimônia simplificada de formatura para os 22 cursistas de Computação, Turma: Cleiton dos Santos Paes Landim, dia 18/11, na Câmara Municipal da cidade.
Participaram do ato solene o Coordenador Geral do PARFOR, Prof. Marivaldo Mendes; a coordenadora Local do PARFOR, Profa Katiany da Santana; o Coordenador do Curso de Computação do PARFOR, Prof. Dr Aldir de Sousa Silva e o Prof. Dan Luciano de Menezes, paraninfo da turma.
Dia 19 de setembro foi a vez da “cidade das uvas” receber os novos licenciados. Os moradores de São João do Piauí e das cidades circunvizinhas compareceram para assistir a cerimônia que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional Paes Landim.
A noite foi de fortes emoções e de muitas homenagens. O Pró-reitor Adjunto de Administração e Recursos Humanos, Francisco das Chagas Morais de Moura, presidiu a solenidade que uniu os 70 cursistas das turmas de História e Computação.
A grande homenageada da noite foi a formanda Maria do Carmo Marques de Oliveira. A turma de Computação leva seu nome, “Maria do Carmo: Vencendo os desafios das novas tecnologias”. Os 56 de experiências, a persistência e a força de vontade da professora foram inspiração para os colegas de curso.
“Na minha turma tinha muita gente novinha pensando em desistir e eu sempre incentivava quem estava com dificuldades. Eles viam em mim uma força, muitos diziam que chegaram até o final por mim. Já eu digo o contrário, acho que eles que me levaram até aqui”, disse a pedagoga.
Os anos de graduação foram momentos de descobertas e aprendizado para a professora que mora no município de Ribeira do Piauí, localizada há 89 Km de São João do Piauí. “No começo eu nem sabia mexer no celular, foi a área que me interessou”. A senhora de estatura pequena e delicada sonha alto. “Quero continuar me qualificando. Adoro sala de aula, é minha vida.”
Por Elaine de Moura Lima
Assessora de Comunicação PARFOR/UESPI
Turma Licenciatura Plena em História , “Turma: Carmelita Dias”, homenagem in memori , com 17 formandos