PARFOR/UESPI coloca no mercado de trabalho professores qualificados

As colações de grau do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí não param. De norte a sul, o PARFOR colocará no mercado de trabalho piauiense professores licenciados nas mais diversas áreas: Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Inglês, Química, Física, Português e Espanhol.

O saldo é positivo. Até o momento são dezenas de professores qualificados que antes não possuíam formação superior ou que ministravam conteúdos diferentes do da formação. A maioria destes docentes mora e trabalha em regiões distantes dos Campus, Núcleos e Polos da UESPI que oferta os cursos do Programa, ou até mesmo em outros estados.

De  17 a 19 de novembro, a Coordenação Geral do PARFOR, docentes, diretores e pró-reitores da Universidade Estadual do Piauí estiveram em Uruçuí formando 61 professores, e no outro extremo do estado, em São João do Piauí e São Raimundo Nonato, mais 92 docentes foram qualificados em primeira e/ou segunda licenciatura.

IMG_20161117_183519675

Diretora do Campus de Uruçuí, Profa. Dr. Anarlete Ursulino Alves, outorga o grau em separado.

Gratidão, orgulho, alegria e a certeza de que o esforço valeu a pena. Esses são alguns dos muitos sentimentos que marcaram a solenidade de colação de grau da turma de História, “A nova história nos proporcionou a possibilidade de conhecer os excluídos da história”, e das turmas de Pedagogia, “Saber sem fronteiras” e “Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”.

DSC_0834

A cerimônia de colação de grau dos cursistas do PARFOR/UESPI de Uruçuí reuniu 61 formandos de Pedagogia e História.

Com os olhos marejados de lágrimas, Joanice Pires dos Santos, de 56 anos, formanda em Pedagogia, falou da alegria de ter conquistado o título. “Para mim foi uma grande honra o PARFOR ter aparecido na minha vida. Eu não tive essa oportunidade na década de 80”, disse a professora que, desde 1977, dá aulas para séries iniciais.

Um rio não foi um obstáculo. Morando no Maranhão, no município de Benedito Leite, com persistência Dona Joanice concluiu os 4 anos de graduação. “ Vinha no período de férias de barco, de canoa. Nunca desisti”.

IMG_20161117_204328853

Turma de História, “A nova história nos proporcionou a possibilidade de conhecer os excluídos da história”, em Uruçuí.

A Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista,  participou da solenidade. Em seu discurso disse está feliz por participar da formação dos professores e falou sobre o histórico do plano e sua inserção na UESPI.

“O PARFOR/UESPI já formou 112 turmas desde 2010, totalizando 3.024 alunos graduados. Nos cursos de História e Pedagogia respectivamente, 177 professores de história e 1.028 pedagogos. Isso sem contarmos os formados dessa noite e desse semestre. Assim, podemos perceber a grandeza do Programa dentro do Piauí”, destacou ela.

DSC_0849

Cerimônia simplificada da Turma de Computação: Cleiton dos Santos Paes Landim, na Câmara Municipal de São Raimundo Nonato, dia 18/11.

Em São Raimundo Nonato, o Diretor do Campus, Prof. Márcio Zamboni Harari, outorgou o grau em uma cerimônia simplificada de formatura para os 22 cursistas de Computação, Turma: Cleiton dos Santos Paes Landim, dia 18/11, na Câmara Municipal da cidade.

Participaram do ato solene o Coordenador Geral do PARFOR, Prof. Marivaldo Mendes; a coordenadora Local do PARFOR, Profa Katiany da Santana; o Coordenador do Curso de Computação do PARFOR, Prof. Dr Aldir de Sousa Silva e o Prof. Dan Luciano de Menezes, paraninfo da turma.

Dia 19 de setembro foi a vez da “cidade das uvas” receber os novos licenciados. Os moradores de São João do Piauí e das cidades circunvizinhas compareceram para assistir a cerimônia que aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional Paes Landim.

IMG_20161119_211007452

O Coordenador Geral do PARFOR, Prof. Marivaldo Mendes, fala para os formandos em São João do Piauí.

A noite foi de fortes emoções e de muitas homenagens. O Pró-reitor Adjunto de Administração e Recursos Humanos, Francisco das Chagas Morais de Moura, presidiu a solenidade que uniu os 70 cursistas das turmas de História e Computação.

DSC_0909

O Pró-reitor Adjunto de Administração e Recursos Humanos, Francisco das Chagas Morais de Moura, realiza a entrega  simbólica do diploma para o formando.

A grande homenageada da noite foi a formanda Maria do Carmo Marques de Oliveira. A turma de Computação leva seu nome, “Maria do Carmo: Vencendo os desafios das novas tecnologias”. Os 56 de experiências, a persistência e a força de vontade da professora foram inspiração para os colegas de curso.

IMG_20161119_214939292

A pedagoga Maria do Carmo Marques de Oliveira  exibe seu diploma com orgulho.

“Na minha turma tinha muita gente novinha pensando em desistir e eu sempre incentivava quem estava com dificuldades. Eles viam em mim uma força, muitos diziam que chegaram até o final por mim. Já eu digo o contrário, acho que eles que me levaram até aqui”, disse a pedagoga.

IMG_20161119_214031815

Turma de  História: Líbia Rodrigues da Silva.

Os anos de graduação foram momentos de descobertas e aprendizado para a professora que mora no município de Ribeira do Piauí, localizada há 89 Km de São João do Piauí. “No começo eu nem sabia mexer no celular, foi a área que me interessou”. A senhora de estatura pequena e delicada sonha alto. “Quero continuar me qualificando. Adoro sala de aula, é minha vida.”

DSC_0907

O paraninfo das turmas de História e patrono da turma de Computação, Prof Dr Gil Carlos Modesto Alves.

Por Elaine de  Moura Lima

Assessora de Comunicação PARFOR/UESPI

Turma Licenciatura Plena em História , “Turma: Carmelita  Dias”, homenagem in memori , com 17 formandos