As escolas das cidades de Canto do Buriti, Rio Grande do Piauí e Itaueira receberam os professores cursistas do curso de Matemática PARFOR/UESPI para a execução de Projetos de Prática Pedagógica Interdisciplinar, nos dias 14, 15 e 16 de setembro.

Em Rio Grande do Piauí, a Unidade Escolar Creuza participou do Projeto “A utilização dos Jogos no Ensino da Matemática.”
A Prática Pedagógica Interdisciplinar teve início em 03/08 no Campus de Canto do Buriti. Segundo a Profa. Maria de Lourdes Cerqueira de Almeida, a disciplina foi de grande importância para os professores cursistas, pois o contato com vivências concretas contribuiu para elevar o aperfeiçoamento profissional, através da construção de estratégias de caráter inovador. Os cursistas organizaram uma Feira de Ciências de Matemática e executaram projetos nas escolas com os alunos.

Em Canto do Buriti, os cursistas executaram na Unidade Escolar Florisa Silva o Projeto “Trabalhando a Probabilidade na Escola.”
“A prática conduziu a novas mudanças em suas posturas de ensinar matemática, levando-os a interrogar, investigar, descobrir e argumentar. Nesse sentido, os Projetos de Feiras de Ciências de Matemática apresentaram-se como alternativas que concebem o professor como pesquisador e agente de transformação”, destaca a professora ministrante da disciplina.

A Unidade Escolar Mercês Avelino, localizada no município Itaueira, recebeu o Projeto “O Uso da Probabilidade no Nosso Cotidiano.”
A professora completa dizendo que o resultado obtido com as Práticas Pedagógicas colaboraram para que os professores refletissem sobre o dia a dia em sala de aula e produzissem conhecimentos com uma proposta criativa, buscando responder às exigências dos paradigmas emergentes da matemática.

Em Itaueira, os alunos da Unidade Escolar Monsenhor Uchôa participaram do Projeto “O Uso de Materiais Concretos no Ensino da Probabilidade.”
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI