As escolas das cidades de Canto do Buriti, Rio Grande do Piauí e Itaueira receberam os professores cursistas do curso de Matemática PARFOR/UESPI para a execução de Projetos de Prática Pedagógica Interdisciplinar, nos dias 14, 15 e 16 de setembro.
![20160915_142428](https://parfor.uespi.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/11/20160915_142428-1024x614.jpg)
Em Rio Grande do Piauí, a Unidade Escolar Creuza participou do Projeto “A utilização dos Jogos no Ensino da Matemática.”
A Prática Pedagógica Interdisciplinar teve início em 03/08 no Campus de Canto do Buriti. Segundo a Profa. Maria de Lourdes Cerqueira de Almeida, a disciplina foi de grande importância para os professores cursistas, pois o contato com vivências concretas contribuiu para elevar o aperfeiçoamento profissional, através da construção de estratégias de caráter inovador. Os cursistas organizaram uma Feira de Ciências de Matemática e executaram projetos nas escolas com os alunos.
![IMG-20161128-WA0000](https://parfor.uespi.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/11/IMG-20161128-WA0000-1024x590.jpg)
Em Canto do Buriti, os cursistas executaram na Unidade Escolar Florisa Silva o Projeto “Trabalhando a Probabilidade na Escola.”
“A prática conduziu a novas mudanças em suas posturas de ensinar matemática, levando-os a interrogar, investigar, descobrir e argumentar. Nesse sentido, os Projetos de Feiras de Ciências de Matemática apresentaram-se como alternativas que concebem o professor como pesquisador e agente de transformação”, destaca a professora ministrante da disciplina.
![20160915_093933](https://parfor.uespi.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/11/20160915_093933-1-e1480343416180-1024x614.jpg)
A Unidade Escolar Mercês Avelino, localizada no município Itaueira, recebeu o Projeto “O Uso da Probabilidade no Nosso Cotidiano.”
A professora completa dizendo que o resultado obtido com as Práticas Pedagógicas colaboraram para que os professores refletissem sobre o dia a dia em sala de aula e produzissem conhecimentos com uma proposta criativa, buscando responder às exigências dos paradigmas emergentes da matemática.
![foto2](https://parfor.uespi.br/wordpress/wp-content/uploads/2016/11/foto2.jpg)
Em Itaueira, os alunos da Unidade Escolar Monsenhor Uchôa participaram do Projeto “O Uso de Materiais Concretos no Ensino da Probabilidade.”
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI