O Plano de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí iniciou as colações de grau do segundo semestre de 2016. Na primeira semana do mês de novembro as cerimonias formaram um total de 250 novos professores. As solenidades aconteceram em Valença do Piauí, Parnaíba, Piracuruca e Pedro II reunindo pró-reitores, autoridades, professores, amigos e familiares.
Em Valença do Piauí, a Pró-reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva, no dia primeiro, concedeu o grau para cerca de 120 formandos. As turmas de Educação Física, “Além dos limites” e “Sonha é exercitar a esperança de ser feliz”, e Pedagogia, “O homem não é nada além do que a educação propicia”, “Olhar além da palavra” e “A leitura forma sábios, a educação, homens”, reuniram-se e organizaram uma cerimonia grandiosa.
Em discurso, a Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva parabenizou os graduandos e falou sobre o compromisso da IES. “A UESPI nasceu com a missão primeira de formação dos profissionais da área de educação, mesmo com a inclusão do outras áreas não deixou de lado seu compromisso social, e com a garantia de formar profissionais qualificados”, disse ela.
A professora Erivanda Maria de Araújo Oliveira, de 47 anos, concludente da segunda licenciatura em Pedagogia, fala com carinho ao relembrar dos anos de graduação. “Quando chegamos ficamos assustados pensando que seria uma coisa solta, só período de férias, mas surpreendeu com a metodologia utilizada, com a assessoria da Coordenação de Valença e com o apoio da Coordenação Geral do PARFOR. Superou em tudo, com a qualidade do material, o acesso que o aluno tinha. Foi tudo muito gratificante”, destaca ela.
No dia 03, a solenidade em Parnaíba foi tomada pelo calor humano. O auditório da UFPI estava lotado de familiares e amigos para as colações das turmas de Ciências da Computação, “Educadores da era digital”, Letras/Espanhol, “Professor Francisco Tavares Pereira”, e Pedagogia, “Professor André da Silva Soares”.
O Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Dr. Raimundo Dutra de Araújo, presidiu o ato solene que licenciou 76 professores. “É com muita satisfação que participamos desse momento de vitória, de alegria e de conquista. Este momento coroa a caminhada de vocês, onde muitos passaram por dificuldades, mas que foram superadas e hoje vocês podem, com muito orgulho, comemorar”, disse para os formandos durante o discurso.
As turmas de Matemática, “Jurandir de Oliveira Lopes”, e Pedagogia, “Eternos Aprendizes”, realizaram uma bonita festa de colação de grau e formatura, dia 04, no Espaço Casabella, em Piracuruca. O Pró-reitor Adjunto de Administração e Recursos Humanos, Prof. Me. Francisco das Chagas Morais de Moura outorgou o grau para os professores cursistas da região.
Para uma quantidade menor, o Pró-reitor de Planejamento e Finanças, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa, conferiu o grau de licenciados em Matemática à turma “Multiplicadores do Conhecimento”, em Pedro II. Os 13 formandos comemoraram em uma cerimônia realizada no SINE.
O Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, e da Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, participaram das solenidades de formaturas. Segundo Prof. Marivaldo Mendes, a meta do PARFOR é a qualificação dos professores da educação básica, que devem ter curso superior e estar atuando na área específica de formação. “Nós já formamos e estamos formando até 10 de dezembro de 2016 aproximadamente 3500 professores, ou seja, estamos colocando no mercado professores qualificados. O novo plano de educação estabelece como meta ter professores atuando na área de formação”, pontou.
Família e graduação
E quem disse que os estudos não unem pessoas está completamente enganado. Prova disso é a quantidade de casais cursando graduações pelo PARFOR. Um estimula o outro e quem sai ganhando é a sociedade piauiense com profissionais qualificados. O professor Alexandre Magno Galeno, de 40 anos, graduou-se em Computação e sua esposa Persiania Pereira Aragão, em Pedagogia. O casal, que mora em Luís Correia, realizou a segunda graduação pelo PARFOR de Parnaíba. “Meu esposo fez minha inscrição. Nós somos pais de três meninos. Foi difícil e graças a Deus estamos aqui”, diz Persiana ao lembrar das dificuldade para conciliar trabalho, família e graduação.
“Os meses foram desgastantes, mas valeu a pena. O deslocamento era diário de moto”, comentou Alexandre. Ele fala ainda sobre seus planos futuros: “Meu objetivo é o mestrado, já passei por um teste agora estou só esperando o resultado”, disse otimista.
Professor há 15 anos, Francisco Antonino Sampio Sousa, colocou grau em separado por um bom motivo. O piracuruquense passou para medicina e confessou que pretende conciliar a nova careira com a docência. “Iniciei dando aula de matemática, mas nunca tinha tido a oportunidade de cursar o conteúdo. Meu objetivo é seguir nas duas áreas.”
Francisco Antonino, que também é formado em química e biologia, estava na solenidade de colação do curso de Matemática como padrinho de sua esposa. A professora de física e espanhol, Marilda de Brito Sousa, dá aulas há 6 anos. Ela comenta que o esposo foi um grande influenciador. “Fizeram o curso juntos. Foi excelente, ele que me motivou muito”, disse com um sorriso no rosto.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI