PARFOR/UESPI  apoia  o III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero

Começou ontem, dia 05, o III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero- Sujeitos de Gêneros, Escritos e Outras Linguagens, com a solenidade de abertura realizada, no Teatro 4 de Setembro,com a presença das pró-reitorias, docentes e discentes da Universidade Estadual do Piauí.  O evento segue até dia 07.

DSC_0110

Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, e Cássio Nunes, apoio técnico do PARFOR/UESPI no III CILG.

O III CILG  busca promover a discussão sobre a pesquisa, extensão e o ensino da literatura, história, cultura, gênero, bem como o fomento e a divulgação científica  junto à comunidade acadêmica das instituições de ensino superior e ensino básico. O Colóquio objetiva ainda discutir os saberes regionais, nacionais e internacionais através da investigação científica e da interdisciplinaridade com áreas afins e promover o debate, sob a ótica da pluralidade e respeito às diferenças.

A  solenidade de abertura iniciou com a apresentação da pianista Carla Ramos, tocando as músicas Lua branca, de Chiquinho Gonzaga, A noite do meu bem, de Dolores Duran e Canção do Mar, de Natalia Rodrigues.

DSC_0122

Pró-reitores no III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero.

A mesa de honra foi formada com a presença do Prof Me. Francisco Guedes Filho, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, representando o Governo do estado do Piauí; do Superintendente de Ensino da SEDUC, Prof. Me. Carlos Alberto Pereira Silva, da vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí, Profª Drª. Bárbara Olímpia Ramos de Melo; da pró-reitora da PREG, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva; do pró-reitor da PROPLAN, Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa; do Coordenador do Mestra Acadêmico de Letras da UESPI, Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho; da Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista .

DSC_0123

A presentação da pianista Carla Ramos.

O evento é um realização da Universidade Estadual do Piauí e que conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Coordenação de Políticas Públicas,  da Universidade de Lisboa, através  do Centro de Estudo sobre a Ásia, África e América, dos Núcleos de Pesquisas e Centro de Ciências Humanas e Letras da UESPI, Instituto Superior de Educação Instituto Antonine Freire, Editora Vanguard e PARFOR/UESPI.

DSC_0198

Professores da UESPI participam do III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero.

A solenidade foi finalizada com a apresentação cultural ‘Perfomance Poética’, com artista Cleres Delis, que recitou poemas da literatura africana. Em seguida, a professora portuguesa Ana Malfada Leite realizou a conferência de abertura “Escritoras Africanas de Língua Portuguesa: um escrita em processo”.