Primeira semana de agosto marca o PARFOR/UESPI com colações de grau de professores cursistas

A semana foi de emoção para os professores cursistas das Licenciaturas de Computação e Pedagogia.   O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica formou novos professores.

IMG_20160804_205434361

Formandos da turma “Conectados com a Educação” colam grau.

A turma “Conectados com a Educação”, composta por 18 professores cursistas, colou grau, dia 04/08, em cerimônia realizada no Auditório da FACIME.

Compuseram a mesa de honra o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista; o Coordenador do Curso de Computação de Teresina PARFOR/UESPI e professor homenageado, Prof. Dr. Aldir Silva Sousa, que na noite representou o Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof Marivaldo de Oliveira Mendes; o paraninfo da turma e professor homenageado, Prof Msc. Rafael Araújo de Morais e os professores homenageados: Prof Msc. Constantino Augusto Dias Neto, Prof Dr. Carlos Gilvan Nunes de Carvalho e Prof. Esp. José Messias Alves da Silva.

Nouga Cardoso Batista, em discurso, falou sobre a missão do professor. “Ser significante na vida das pessoas. Eu acho que é por isso que muitos de nós escolhemos o magistério”, disse ele.

IMG_20160804_204107505

Cleber da Chagas e Silva, técnico da UESPI, recebe o canudo das mãos de sua mãe.

Cleber da Chagas e Silva é exemplo de determinação e perseverança. Aos 63 anos, graduou-se em computação. Ele, que é técnico da UESPI há 20 anos, falou sobre a importância da graduação para os funcionários da IES. “Decidi fazer o curso pela oportunidade, abriu uma turma e eu vi uma chance de obter a graduação. Uma coisa que faltava na minha vida. A UESPI é uma mãe que nos prepara, nos educa, nos guia”, disse o professor de computação.

A festa foi cheia de emoção para Cleber. Além de receber o canudo das mãos de sua mãe, ele foi homenageado pelo reitor. “Gostaria de, em nome da administração superior, agradecer e parabenizar pelo o que tu fostes capaz de fazer durante teu curso de graduação”, disse Nouga.

A noite, do dia 05, também foi de muita alegria para os professores cursistas da Turma “Práticas e Técnicas  da Pedagogia”.  Os formandos em Pedagogia receberam o grau em solenidade realizada no Atlântic City.

IMG_20160805_205039348

Professores cursistas da Licenciatura Plena de Pedagogia recebem a titulação, dia 05.

Participaram da mesa de honra o Pró-Reitor da PREX, Prof. Dr. Raimundo Dutra; a Assessora Especial da UESPI e professora homenageada, Profª Dr. Edileusa  Sampaio; o Coordenado Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, e os professores homenageados: Prof. Esp. Florentino Inácio de Oliveira Mendes; Prof. Francisco Claudino da Silva Sousa e a Profª Drª Maria do Carmo Bezerra Lima.

O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI pediu aos formandos que continuem a crescer na carreira. “Vocês já são professores, porém, a sociedade exige uma graduação. Exige que vocês procurem crescer cada vez mais. E a graduação é somente um passo na vida de vocês”. Ele falou também sobre a satisfação de estar participando da colação. “A coordenação geral do PARFOR sai agradecida. Essa é a primeira turma de pedagogia que eu fiz parte da finalização do processo. Foram quatro anos, oito períodos de férias trabalhando, estudando, de segunda a sábado. Você são vencedores por estar aqui”.

O Prof. Dr. Raimundo Dutra  destacou, em seu discurso,  a qualidade dos profissionais e dos cursos da UESPI. “Com muita alegria nós participamos desse momento da vida de vocês. A Universidade Estadual do Piauí têm professores de referência na área de educação. Você estão preparados, isso nos deixa tranquilos. O nosso desejo é que vocês  prossigam”, disse.

IMG_20160805_212049126

O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, entrega canudo para Formanda.

Colação de grau em separado

Além da colações de grau convencionais,  professores cursistas do PARFOR/UESPI de Teresina, Barras, Esperantina, Piracuruca, União e Valença receberam a titulação, no Auditório do Palácio Pirajá, do Campus Torquato Neto, em colação de grau em separado, dia 02/07. Estiveram presentes na cerimônia a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profª Drª. Ailma do Nascimento Silva, e a Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Drª. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista.

A Pró-Reitora conferiu o título de licenciados aos alunos dos cursos de Ciências Biologia, Pedagogia, Computação, Educação Física, Letras/Inglês, Matemática e Geografia do PARFOR/UESPI.

IMG_20160802_085935132

Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Profª Drª. Ailma do Nascimento Silva, discursa na colação de grau em separado.

Profª Drª. Ailma do Nascimento Silva, em discurso, destacou que a educação é uma mecanismo de transformação. “Nós estamos em um momento de transformação, de transformação pela educação. Nosso país vive num marasmo de falta de ética, de compromisso, de desrespeito. Temos em mãos esse instrumento de transformação pela educação, cabe a nós a transformar esta realidade”, disse ela.

Antônia de Oliveira Lacerda, de 50 anos, cursou Geografia em Teresina pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, contou que agraduação tem um saldo positivo na sua carreira. “Trabalhava no ensino fundamental e gostaria de trabalhar no ensino médio, e, para isso, eu precisaria de uma licenciatura. Apesar de ser corrido o curso, o saldo foi positivo”, disse.

IMG_20160802_091010863

A Coordenadora Adjunta do PARFOR/UESPI, Profª Drª. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista posa com os graduados.

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI