Projeto estimula ensino de informática em escolas públicas

Alunos do quinto bloco do curso de Licenciatura Plena em Computação do PARFOR/UESPI implantaram projetos de ensino de Informática em escolas públicas de Teresina buscando mostrar a importância da valorização da disciplina nos dias de hoje. Os resultados dos projetos implantados foram expostos em uma socialização no Anfiteatro do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UESPI em Teresina.

Professores cursistas de informática apresentam resultado de estágio. (Foto: Marcos Rangel)

O professor cursista Gerson Nascimento levou sua turma de estudantes da Unidade Escolar Antônio de Almendra Freitas, localizada no bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina, para assistir à apresentação e para conhecer a universidade, uma forma de integrá-los no processo de busca pela valorização da disciplina de informática nas escolas. “A maioria dos estudantes não tem computador em casa. Trabalhamos com crianças carentes que dependem muito da escola”, constata Gerson, que faz questão de observar que a disciplina tem despertando curiosidade entre os seus alunos. Ele diz que a ideia de visitar a universidade partiu do aluno Kauan Araújo, de 11 anos, a partir do interesse pelas suas aulas. Apesar das dificuldades nas escolas para a execução dos trabalhos, os educadores perceberam o interesse dos estudantes em superar os problemas burocráticos e de estrutura.

Os trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina Estágio Curricular Supervisionado ministrada pelos professores Anchieta Araújo e Liana Reis, no do segundo semestre de 2014. Eles avaliaram os pontos positivos e negativos na execução dos projetos no dia 31 de outubro na UESPI. “Tentamos encontrar alternativas para melhorar e ampliar os projetos do PARFOR”, explica o prof. Anchieta.

A Profa. Liana Reis diz que foi possível entender as dificuldades encontradas pelos professores cursistas e elaborar possíveis alternativas para driblar os obstáculos. “Existe uma dificuldade para a implantação dos projetos porque as grades curriculares, do Estado e do Município, não contemplam a disciplina de informática”, pondera.

Os alunos de computação entram nas escolas públicas para estagiar e se articulam para valorizar a Informática na educação básica. “É uma ação muito importante do PARFOR em formar profissionais dessa área porque sabemos que quase tudo, hoje em dia, depende da informática”, frisa Liana.