Projeto “Abrindo as Cortinas – o teatro como estratégia de ensino” do Parfor/Uespi é destaque no site da CAPES

Professores de escolas da educação básica pública do Piauí estão buscando elaborar propostas inovadoras de ensino que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais atraente para os seus alunos. Com a ajuda do projeto “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino”, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí (Parfor/Uespi), professores do interior do estado debateram, nas cidades de Parnaíba, Valença, União e Barras, o uso do teatro no processo de ensino-aprendizagem.

Agora, um livro e um vídeo-documentário do projeto serão distribuídos para as escolas públicas municipais e estaduais como forma de disseminar e fomentar práticas que busquem a melhoria da educação básica do estado. O material também estará disponível na página do Parfor/Uespi.

Lançamento
Em Teresina, o lançamento do livro e do vídeo-documentário, que aconteceu em setembro deste ano, foi prestigiado por autoridades da área da educação e da cultura do estado e selou o reconhecimento do trabalho realizado. Na ocasião, o Reitor da Uespi, Nouga Cardoso, ressaltou que o projeto contribui para aprofundar, no Brasil, o debate em torno de uma formação de docentes prático-reflexivos, atores com protagonismo junto aos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

O livro “Abrindo as Cortinas: o teatro como estratégia de ensino” contém impressões e sentimentos de vários professores participantes do projeto. O documentário homônimo mostra o processo de preparação dos professores para o uso do teatro nas escolas de educação básica.

Atividades
Mediados pela arte-educadora e atriz Bid Lima, cerca de 150 professores cursistas do programa em diversas licenciaturas foram incentivados a levar aos espaços escolares o conhecimento por meio da linguagem e da produção artísticas. Em oito meses consecutivos de atividades, eles conheceram técnicas para trabalhar com a percepção sensorial de seus alunos e de desenvolvimento da criatividade e improvisação por meio de jogos dramáticos, da leitura e discussão de textos e de exercícios corporais.

“Essas inovações no campo da prática pedagógica são necessárias em diversos aspectos para professores e alunos, pois contribuem para que as aulas sejam mais dinâmicas, atraentes e favorecem uma aprendizagem mais significativa”, diz Raimundo Dutra de Araújo, coordenador-geral do Parfor/Uespi. “Ao trazer o teatro, o seu processo de criação artística e suas técnicas lúdicas para a formação docente, proporcionamos condições para que os próprios professores elaborem, criativamente, novas e instigantes estratégias de ensino.”

Como parte das atividades, o projeto levou os professores ao palco para encenarem uma peça teatral com curto tempo para preparação. Ao final das oficinas, os grupos de participantes divididos pela coordenadora do projeto no primeiro dia tinham que, com a mediação dela, montar e encenar o “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, com sessão aberta ao público. “Os ensaios e a apresentação da peça no palco foram uma forma de eles sentirem como pode ser intimidador para os seus alunos essa sensação de ser o centro das atenções”, comenta a coordenadora Bid Lima, sobre a metodologia empregada nos trabalhos. Com formação na área de arte educação, Bid debateu com os educadores, entre outros assuntos, como o teatro pode ajudar os professores e alunos a superar bloqueios para falar em público e a timidez, às vezes, inimiga do aprendizado.

Experiências
O resultado do curso para professores como Antônio Reis, de uma escola na zona rural do município de Miguel Alves, aluno do Parfor/Uespi e participante do projeto Abrindo as Cortinas na cidade de União, é revelador. “Depois que participei desse projeto, a realidade da sala de aula se tornou diferente para mim porque hoje eu posso usar o dinamismo do teatro.”

Fonte: CAPES

Link da matéria do site da CAPES: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7770-projeto-do-parfor-uespi-busca-estrategias-inovadoras-de-ensino-com-o-uso-do-teatro