Aula inaugural marca chegada do PARFOR em Anísio de Abreu

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR/UESPI promoveu na cidade de Anísio de Abreu aula inaugural para recepcionar seus novos alunos na manhã de sábado (12) na Unidade Escolar Letícia Macêdo. A cidade conta agora com os cursos de Matemática e Educação Física ofertados pelo PARFOR/UESPI.

O evento contou com a presença do prefeito Isaac Antão de Carvalho Neto, do vereador da cidade Ednaldo Honório, o Supervisor de Ensino do Estado Juraci Bruno, a Secretaria de Educação da cidade Solange Carneiro, o Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra e a Coordenadora do Curso de Educação Física Aurenice Sampaio. Em discurso o prefeito da cidade Isaac Antão ressaltou a importância da implantação dos novos cursos ” Anísio de Abreu está ganhando muito com a entrada do PARFOR, pois está abrindo a possibilidade de nossos professores conquistarem a tão sonhada graduação, proporcionando a eles uma formação melhor e isso irá afetar diretamente a qualidade da educação não só da cidade mas também das regiões no entorno do município de Anísio de Abreu (Jurema do Piauí, São Braz, Várzea Branca, Bonfim, Fartura do Piauí, Caracol, Guaribas)”.

prefeito isaac

Prefeito de Anísio de Abreu em discurso durante aula inaugural.

Na cidade fizeram a matrícula quase 100 alunos nos cursos de Educação Física e Matemática, para a Secretária de Educação de Anísio de Abreu, Solange Carneiro, a chegada do PARFOR foi uma conquista muito grande, “sabíamos que o PARFOR existia em outras cidades, e ele ter chegado a nossa cidade foi uma oportunidade única, a procura pelos curso ofertados foi muito grande, já tem pessoas nos procurando para saber se vai abrir outras turmas, então esse é o primeiro passo para que muitos professores consigam sua segunda licenciatura e também a sua primeira”.

foto dutra

Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra durante discurso em aula inaugural.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR é um programa do governo federal, mantido pelo Ministério da Educação e gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quem executa o PARFOR são as instituições de ensino superior, em Anísio de Abreu será articulado na UESPI. O Coordenador Geral do PARFOR, Raimundo Dutra, apresentou aos novos alunos o programa, estrutura e funcionalidades, ressaltando a atuação do programa no estado no estado do Piauí, ” a chegada do PARFOR na cidade de Anísio de Abreu faz parte do projeto de expansão do programa no Piauí, a meta do PARFOR está sendo atingida, nós já atuamos em 25 munícipios e estamos alcançando mais 4 (Anísio de Abreu, Água Branca, Beneditinos e Castelo do Piauí)  do ano de 2010 até hoje foram formados quase 6 mil alunos, novos professores e na última oferta foram quase 2 mil alunos inscritos e hoje chegamos de fato a Anísio de Abreu, trazendo o que eu acredito como pesquisador da área, a melhor política de formação de professores”.

A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do curso de Educação Física do PARFOR, Aurenice Sampaio, com a temática “Ser professor no mundo contemporâneo: Paradigmas e Desafios”, onde foi abordado a formação inicial e continuada dos professores, os desafios da educação contemporânea, a utilização das tecnologias nas novas práticas de ensino diante das mudanças da sociedade. Finalizada a aula foi realizado um coffee break com os alunos, professores, coordenadores e os políticos presentes.

DSC02322

Prefeito de Anísio de Abreu Isaac Antão, Coordenador Geral do PARFOR Raimundo Dutra e a Coordenadora de Educação Física Aurenice Sampaio.