Projeto “Valorização à Vida” é realizado pelo PARFOR na cidade de Esperantina

Com o objetivo de qualificar cada vez mais os profissionais da área da educação, o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/ UESPI, ofertou na cidade de Esperantina nos dias 27 e 28 de Novembro o projeto “Valorização à Vida” que traz como proposta capacitar os professores que trabalham direta ou indiretamente com situações de perdas, morte ou separação desenvolvendo habilidades no manejo dessas situações.

O projeto aconteceu no Núcleo da UESPI em Esperantina e teve a presença de alunos do PARFOR e  dos três professores do Curso de Psicologia da UESPI  que tem atuação no PARFOR, Dr. Dyego Carvalho Costa, Ma. Patrícia Melo do Monte e Ma. Patrícia Carvalho Moreira. As atividades durante o curso envolveram o tema morte com conceito e atributos históricos, foram realizados exercícios de reflexão sobre a valorização da vida trabalhando aspectos de perda através de dinâmicas.

Os professores também trabalharam o tema suicídio, realizando oficinas, expondo a teoria e dados da Organização Mundial de Saúde – OMS. Segundo a OMS são 20 milhões de tentativas de suicídio a cada três segundos no mundo, no Brasil acontece mais de 1 suicídio por hora, a professora ministrante do curso Ma. Patrícia Carvalho Moreira  trabalhar esse aspecto é muito importante, ” o curso com certeza vai fazer a diferença na vida desses profissionais; ao trabalhar esse tema com os professores nós os ensinamos a como identificar o comportamento suicida, o que deve perguntar e o que não deve, com o curso eles aprendem formas de como manusear tais situações e a forma correta de ajudar aquela pessoa.

2015-11-30 (8)

Professor Doutor Dyego Carvalho Costa com alunos da oficina.

Para a aluna da oficina Sandra Mara o curso foi de grande importância, “esse tema foi de grande valor pra mim porque é um tema que todos nós tentamos fugir que é a morte, embora seja algo que vai acontecer um dia, com a gente, com a  nossa família e que não temos preparo por isso o curso veio acrescentar pois nós aprendemos aqui a como lidar com as mais variadas situações e o que foi aprendido eu vou poder levar para sala de aula para os meus alunos”.

2015-11-30 (1)

Alunos da oficina em dinâmica na sala de aula.