A cultura afro-brasileira que faz parte da nossa raiz histórica e não pode ficar afastada do sistema educacional o trabalho de valorizar esta cultura significa reconhecer o patrimônio cultural brasileiro. Mediante tudo isto, o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR/UESPI propõe através da oficina ‘ Educação das Relações étnicos-raciais no ensino superior – lei 10.639/2003″ um momento de reflexão e debate sobre a implementação da lei 10.639/2003.
A oficina será realizada na cidade de São João do Piauí nos dias 27 e 28 de Novembro e em Bom Jesus nos dias 11 e 12 de Dezembro, as inscrições devem ser feitas na Coordenação Local de cada município, entre os dias 09 e 27 de Novembro para São João do Piauí e 23 de Novembro a 11 de Dezembro para a cidade de Bom Jesus. A Lei nº 10.639/03 tornou obrigatório o ensino, em escolas públicas e privadas, da história e cultura africanas (música, culinária, dança, religiões), e suas influências na formação sociocultural do Brasil. Posteriormente, em 2008, a Lei 11.645 institui o ensino “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, com o objetivo de ressignificar e valorizar as culturas africanas e indígenas.
Segundo a ministrante da oficina a professora, Artenilde Silva, Especialista em Afro descendentes e diversidades e membro do grupo Afoxá a lei que tem 12 anos de existência até hoje não é efetivada, ” a intenção do PARFOR ao realizar essas oficinas que acontecem já desde 2014, é garantir a qualificação de professores para a viabilização dessa lei, é necessário a proposição de atividades ou estratégias de ação para o incremento desta temática no currículo escolar”, ressalta Artenilde.