Projeto “Gênero e Sexualidade no cotidiano escolar ” tem início em São João do Piauí

O projeto realizado pelo PARFOR/UESPI “Gênero e Sexualidade no cotidiano escolar” tem como ideia proporcionar um debate sobre sexualidade no ambiente escolar e discutir essa temática junto aos professores. O projeto já foi realizado no munícipio de União e foi apresentado no estado do Espírito Santo durante o 6º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual: Capixabas pela Diversidade em palestra ministrada pela coordenadora do projeto Profª. Dra. Andréa Cronemberger.

São João do Piauí é o segundo município contemplado com o projeto que teve inicio no dia 23 de Outubro; o curso que é dividido em três módulos seguirá durante os meses de Novembro e Dezembro. Durante as aulas serão tratadas as temáticas de corpos, gênero e sexualidade nas escolas e nos diversos espaços educativos com o objetivo de provocar esses professores a identificar situações de violência de gênero e por orientação sexual no ambiente escolar e por conseguinte trabalhar estratégias para combater e prevenir esses eventos dentro da escola.

Para a coordenadora Local do PARFOR em São João do Piauí Lucielma Araújo o projeto tem uma temática provocativa: “Quando a Dra. Andréa apresentou a proposta observamos que a temática seria bastante provocativa e ao mesmo tempo muito interessante, trabalhar a questão gênero e sexualidade é muito importante pois ainda há muitas dúvidas de como abordar essa temática no ambiente escolar, os alunos se inquietaram bastante diante do tema abordado”.

Durante a abordagem da temática em sala de aula, foram lidos diversos textos relacionados com o tema gênero e sexualidade e  foram analisados vídeos que geraram debates entre os alunos que colocaram suas dúvidas para a ministrante do curso Profª. Dra. Andréa Cronemberger.A aluna de Pedagogia do PARFOR em São João, Neuza Medeiros, ressalta que; ” Há uma necessidade de se trabalhar essa temática na escola e os professores precisam ser preparados adequadamente para isso, com o curso poderemos auxiliar de maneira correta os alunos a lidar com a própria sexualidade”.

12039478_1664551923831747_7590041520136572854_nPK

Coordenadora do projeto Profª. Dra. Andréa Cronemberger e aluna de São João do Piauí.