PARFOR/UESPI promove a interiorização do Curso de Yorubá

O ensino da língua Yorùbá no Brasil é fundamental para a preservação da história, religião, cultura, tradições, costumes, ciência, tecnologia e filosofia africanas e o  Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UESPI) percebendo a importância do ensino da língua Yorùbá, ofertou em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado – SASC e o Memorial Zumbi dos Palmares o curso no munícipio de Teresina e iniciou o projeto de interiorização levando o curso em Novembro e Dezembro para as cidades de Picos e Parnaíba.

Serão ofertadas 120 vagas, 60 para Picos e 60 para Parnaíba, e as inscrições poderão ser feitas na Coordenação Local do PARFOR/UESPI dos referidos municípios: Picos do dia 19 de Outubro a 6 de Novembro e em Parnaíba entre os dias 16 de novembro a 04 de dezembro. Alunos do PARFOR tem direito a 30 vagas nas cidades ofertadas, as outras 30 vagas estão destinadas para afrodescendentes e povo de terreiro.

O curso tem carga horária de 60 horas/aula e tem como ministrante o Profº Ruimar Batista da Costa que irá trazer aos alunos o estudo das noções básicas do idioma Yorùbá, ensinando o significado, pronuncia e memorização das palavras do idioma. Também será ministrado ainda o estudo da História da África, História do Negro no Brasil, filosofia, religião e culturas africanas para que os alunos compreendam a vida das pessoas negras em todo o mundo.

A coordenadora de Igualdade Racial Do Governo Do Estado, Assunção Aguiar, ressalta a importância do estudo da língua Yorubana, ” nós queremos dar visibilidade a cultura negra e toda sua riqueza, colocando em prática o estudo da língua Yorùbá através desse curso, levando esse conhecimento ao maior número de pessoas”.

Segundo o Coordenador geral do PARFOR/UESPI, professor Raimundo Dutra, a instituição atendeu prontamente a demanda do movimento negro piauiense. “ Foi apresentada essa necessidade à UESPI e nós atendemos. Acreditamos que é preciso que a academia se integre aos movimento sociais. Isso faz parte da missão da universidade”.

yoruba

Coordenador geral do PARFOR/UESPI, professor Raimundo Dutra, a coordenadora de Igualdade Racial Do Governo Do Estado, Assunção Aguiar, Profº Ruimar Batista e alunas do curso.