Curso de Robótica Educacional avança para estágios finais e crianças da comunidade Lagoas do Norte serão beneficiadas

O curso “Robótica Educacional: estratégias pedagógicas para a inclusão digital na comunidade Lagoas do Norte”, ofertado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí  avança para estágios finais, o projeto tem como proposta realizar inclusão social e digital de professores do PARFOR e crianças das escolas da comunidade Lagoas do Norte por meio da robótica educacional.

Cerca de 20 professores, alunos do PARFOR, estão participando do curso, que teve como etapa inicial a apresentação da tecnologia aos alunos, depois como utilizá-las e a fase atual de planejamento de atividades com o uso da robótica em sala de aula, aplicando o conhecimento adquirido nas escolas públicas da região do Parque Lagoas do Norte.

Com a finalização da etapa de formação de professores serão selecionadas 30 crianças das escolas localizadas no entorno do Lagoas do Norte, para participar de aulas de robótica educativa, onde irão aprender como utilizar a robótica na para aprendizagem dos diversos conteúdos escolares. Para Marcos Antônio Santos, participante do curso e aluno de Geografia do PARFOR, existe hoje a necessidade de inovar o processo de ensino/aprendizagem, ” quando comecei a fazer o curso me despertou muitas curiosidades, nos como professores e alunos observamos essa necessidade de acompanhar o avanço das tecnologias e através do curso poderemos criar aulas mais dinâmicas despertando o interesse dos alunos através do que aprendemos aqui”, enfatiza Marcos.

2015-10-28 (2)

Marcos Antônio Santos, participante do curso e aluno de Geografia do PARFOR.

Segundo o coordenador do projeto Prof. Dr. Hermes Galvão, alguns dos problemas presenciados no sistema educacional brasileiro podem estar associados ao fato de os métodos de ensino não acompanharem com a mesma velocidade das mudanças e novidades que surgem a cada momento na sociedade atual ” o  objetivo do curso é realizar a inclusão digital e permitir que esses professores realizem a inclusão digital dos seus alunos usando a robótica que é uma ferramenta educacional que tem o poder de atrair a atenção dos alunos”, afirma Hermes.

dutra e hermes

Coordenador Geral do PARFOR Raimundo Dutra e o Coordenador do projeto Prof. Dr. Hermes Galvão.