Projeto “Educação e Meio Ambiente: sensibilizando para a consciência ambiental”, do PARFOR/UESPI, chega a Parnaíba

O Projeto “Educação e Meio Ambiente: sensibilizando para a consciência ambiental”, coordenado pela Profª Drª Maria Suzete Sousa Feitosa, foi realizado em Parnaíba no período de 28 a 29 de aogsto. O objetivo foi sensibilizar os alunos do PARFOR/UESPI para um convívio ético com os animais e para a preservação do meio ambiente, numa perspectiva de formação de multiplicadores para as escolas da Educação Básica.

O respeito e o cuidado com a biodiversidade e o convívio com o ecossistema foram pontos discutidos durante as oficinas, que contaram com atividades teóricas e práticas. Os alunos puderam compreender a dimensão do que são os maus tratos aos animais, que não se limitam às agressões físicas, mas, também, à falta de cuidado, ao abandono, à falta de assistência veterinária e ao abuso físico através da exploração de trabalho que vai além de suas forças. A amplitude do tema surpreendeu os professores envolvidos, conscientizando estes a respeito de seu compromisso com a natureza.

11959961_445544435630501_6341858103970176433_n

Sensibilizados, os professores cursistas executaram atividades práticas que tinham como base o cuidado ambiental, como o acompanhamento do trabalho da cuidadora e defensora de animais Junilha Marques dos Santos, responsável por resgatar das ruas de Parnaíba cães e gatos abandonados e vítimas de maus tratos. Sonhando em fundar uma ONG para protenção animal, Junilha utiliza recursos próprios para manter os animais em sua residência (são sete gatos e oito cães), contando, apenas, com ajuda de vizinhos.

O Projeto culminou com a realização de trabalhos práticos em campo e elaboração de estratégias pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula pelos professores. A professora da educação básica de Parnaíba e aluna do PARFOR/UESPI Gerlane Lima, relata sua experiência vivenciada na oficina: “O curso foi excelente. O que mais chamou a minha atenção foi o fato de me sentir motivada para o estudo da temática do meio ambiente, evidenciando que a problemática vai além da sala de aula e que é responsabilidade de toda a sociedade”, destaca.

O projeto ainda vai contemplar os municípios de Corrente e Floriano nesse segundo semestre de 2015.