Floriano conclui primeira etapa do I Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí – PARFOR/UESPI deu início, na última sexta-feira (28), ao I Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. O encontro permitiu a importante tarefa de desenvolver com professores e futuros professores de Floriano, Parnaíba, Picos e Bom Jesus (e de cidades vizinhas destas Coordenações Locais do Programa) habilidades, conhecimentos e valores através da formação continuada.

A primeira etapa do projeto foi concluída em Floriano, dia 29 de agosto. Durante os dois dias de evento mais de 150 professores e alunos do Polo Local e de cidades vizinhas marcaram presença para debater via palestras, mesas-redondas e salas temáticas sobre temas relacionados à gestão escolar, alfabetização e letramento, relações interpessoais em sala de aula, avaliação de aprendizagem e currículo escolar e as relações étnico-raciais. As ações ocorreram no Campus Josefina Demmes – UESPI e  no Instituto Federal do Piauí de Floriano.

O coordenador geral do PARFOR/UESPI, Prof. Dr. Raimundo Dutra, esteve presente no primeiro dia de Seminário. Durante a solenidade de abertura no auditório central do IFPI de Floriano, agradeceu a presença do público e destacou a importância do projeto. “Muito obrigado por terem abraçado nossa proposta. Isso é sinal de que vocês estão preocupados com o crescimento de vocês. Esse tipo de discussão é necessária devido às transformações na escola e na prática pedagógica que se dão de forma cada vez mais veloz”, ressaltou Dutra.

Raimundo Dutra durante discurso de abertura do Seminário. Também compuseram a mesa deputado Joel Rodrigues, Ailma Nascimento, pró-reitora de Ensino e Graduação da UESPI, Ana Maria Andrade, diretora do Campus da UESPI de Floriano, Ariete Ferreira Costa, coordenadora local do PARFOR e Lúcia Maria Pinto, representante da Secretaria de Educação de Floriano

Após o pronunciamento da mesa de honra composta por Raimundo Dutra, Lúcia Maria Pinto, representante da Secretaria de Educação de Floriano, Joel Rodrigues, deputado estadual pelo PTB, Ailma Nascimento, pró-reitora de Ensino e Graduação da UESPI, Ana Maria Andrade, diretora do Campus da UESPI de Floriano e Ariete Ferreira Costa, coordenadora local do PARFOR, a professora Doutora em Educação da UESPI Mary Gracy e Silva tomou a palavra e deu início à palestra de tema “Saberes e Fazeres Docentes Integrados ao Cotidiano Escolar”.

Dentre outros assuntos específicos, a professora destacou a importância do ensino docente para além da reprodução de conhecimentos e da construção de novas práticas. No final também propôs reflexões e abriu espaço para perguntas e ponderações dos participantes. “A troca de experiência na prática de formação inicial e continuada influencia muito no exercício da prática do educador e é isso que estamos fazendo aqui”, disse Mary Gracy à plateia.

Mary Gracy  tratou sobre “Saberes e Fazeres Docentes Integrados ao Cotidiano Escolar”

Mary Gracy tratou sobre “Saberes e Fazeres Docentes Integrados ao Cotidiano Escolar”

Ao final do primeiro dia de evento Geufran Rafael, aluno de curso de Pedagogia da UESPI/Floriano, enalteceu a iniciativa do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. “É sempre bom pra gente que faz curso de licenciatura, no caso de Pedagogia, fazer um curso como esse. Só engrandece o nosso conhecimento uma vez também que estão trazendo palestrantes de fora, professores experientes para que possamos aprender sobre como melhorar nossos métodos de ensino-aprendizagem”, destacou ele.

Geufran Rafael após o encerramento do primeiro dia de evento.

A jovem cantora florianense Maynara Costa agraciou os presentes com uma bela apresentação musical.

O último dia de programação do I Seminário Regional de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas de Floriano foi iniciado com a mesa-redonda “Gestão Escolar: desafios e perspectivas no atual contexto”, realizada também no auditório central do IFPI da cidade, com a participação  do Secretário Municipal de Educação, gerente da Regional de Educação e diretor representante das escolas municipais. O encerramento ocorreu no Campus da UESPI com o estabelecimento de salas temáticas para a discussão de temas como a “Alfabetização e Letramento”.

Parnaíba será a próxima cidade contemplada com o Seminário. Lá o evento será realizado entre os dias 18 e 19/09. As inscrições serão abertas abertas nesta terça, dia 01 de setembro e permanecerão disponíveis até o dia 17 do mesmo mês. Duzentas vagas estão sendo disponibilizadas.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI