PARFOR/UESPI e Lagoas Digitais lançam curso sobre robótica

Foi lançado no último sábado, 29, o curso “Robótica Educacional: estratégias pedagógicas para a inclusão digital na comunidade Lagoas do Norte”. Resultado de parceria entre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí e o projeto Lagoas Digitais, O curso tem por objetivo a formação de professores na área de tecnologia.

Os Professores de Computação da UESPI, Bringel Filho e Hermes Galvão com turma do Parfor/UESPI

O lançamento aconteceu durante a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Ginásio Poliesportivo São José de Anchieta do Colégio Diocesano. A robótica é um campo tecnológico e educacional que envolve sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados. Cerca de 20 professores, alunos do PARFOR, participarão do curso e deverão em seguida atuar como multiplicadores de conhecimentos na área nas escolas públicas da região do Parque Lagoas do Norte.

Professores do Curso de Computação da UESPI foram jurados da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Segundo o Coordenador Geral do PARFOR, Prof. Dr. Raimundo Dutra, o curso irá possibilitar a aproximação entre os professores com o campo da robótica, e a aplicação do conhecimento em sala de aula. “Ao final do curso os alunos deverão beneficiar escolas localizadas no entorno do Lagoas do Norte, onde os conteúdos serão aplicados”, afirmou Raimundo Dutra.

O lançamento do curso aconteceu nas dependências do colégio Diocesano

O professor Hermes Galvão, enfatizou a necessidade de conhecimento dos conteúdos de robótica para os docentes. “ Os professores têm de ser capacitados para envolverem a tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos”, frisou Hermes.

Na oportunidade, Professores da rede pública acompanharam a etapa estadual do Olimpíada  Brasileira de Robótica

Na oportunidade, Professores da rede pública acompanharam a etapa estadual do Olimpíada Brasileira de Robótica

Os docentes participantes do curso são oriundos de vários municípios piauienses. Para muitos, a robótica é uma novidade. Para vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo, os desafios das novas tecnologias são uma realidade na sala de aula, e o curso atende uma demanda importante da educação. “O Parfor sai na frente mais uma vez, buscando integrar estes profissionais que já atuam na rede pública de ensino aos desafios propostos pela tecnologia. Ao sermos desafiados avançamos em direção a uma nova educação”, finalizou.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI