PARFOR/UESPI lança livro e vídeo documentário “Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino”

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoverá no próximo dia 27 de agosto o lançamento do livro e do vídeo documentário “Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino”. O evento acontece no Café Genu Moraes, no Teatro 4 de Setembro, na praça Pedro II, Centro de Teresina.

“O teatro é mais uma ferramenta que foi apresentada aos alunos do PARFOR/UESPI porque nós entendemos que este é mais um recurso que pode ser utilizado no processo de aprendizado das crianças. O teatro é apenas uma das estratégias que nós utilizamos no programa”, relatou o professor Dr. Raimundo Dutra, coordenador geral do PARFOR.

Entre as ações implementadas pelo PARFOR/UESPI estão a inauguração de brinquedotecas, nos núcleos e campi da universidade no interior do estado. Recentemente, também foi lançado o I Concurso Cultural Fotográfico do PARFOR. O objetivo dessas ações é apresentar aos professores que participam do programa alternativas para que possam construir aulas criativas que despertem nos alunos o desejo pelo conhecimento, como explica o professor Raimundo Dutra.

“Essa é mais uma estratégia que discutimos e adotamos no programa. Entendemos que todas essas ações são importantes para mostrar aos professores a possibilidade de construir uma aula criativa. Sem deixar de ministrar o conhecimento previsto no plano pedagógico, mas sair dessa rotina cansativa e pouco produtiva”.

convite_lancamento-livro-videoNo total, 150 estudantes participaram do projeto Abrindo as Cortinas. Ao final todos redigiram relatos sobre a utilização do teatro em sala de aula. Dos 150 relatos escritos, 40 foram selecionados para compor o livro “Abrindo as cortinas: o teatro como estratégia de ensino”. O vídeo documentário traz registros com fotos e trechos em vídeos das aulas ministradas e depoimentos de alunos do PARFOR relatando a experiência com o uso do teatro em sala de aula.

O livro “Neurociência e Educação, gêneros e potencialidades na sala de aula” da pesquisadora e professora de Neurociência Pedagógica, Marta Relvas, aponta que 80% do cérebro é baseado em emoção. Para a pesquisadora, o professor que estimula o uso do corpo no processo de aprendizado terá conseguido um aproveitamento de 60% do conteúdo ministrado em sala de aula, contra 20% utilizando o método tradicional, em que o estudante fica sentado ouvindo o professor.

Fonte:
Por José Marques