As ações em defesa das africanidades, dos direitos da mulher, das discussões de gênero e sexualidade e da inclusão social fizeram com que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) fossem contemplados com o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos. A premiação aconteceu na última quinta-feira (13/08) durante o XVIII Encontro Nacional de Direitos Humanos, que acontece em Belo Horizonte (MG). A UESPI é a primeira IES do Brasil a ganhar o prêmio, que existe há 27 anos. O evento é organizado pelo Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH).
O reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso, recebeu o troféu das mãos de Emir Sader, renomado sociólogo e cientista político brasileiro, referência em Direitos Humanos. Com a premiação na categoria “organizações”, o reitor frisa que continuará trabalhando na promoção dos Direitos Humanos. “Nós pretendemos não só fazer o apoio sistemático das políticas que já estão no calendário de atuação, mas também sempre estar em contato com os mais diferentes grupos de interesses e apoiar ações que vão nesse sentido de fortalecimento dos direitos humanos”, afirma.
“Esse reconhecimento significa que estamos no caminho certo na realização de um trabalho que promova melhorias significativas na educação básica do Piauí”, é o que acredita o Prof. Dr. Raimundo Dutra, coordenador geral do PARFOR/UESPI. Contemplado na categoria “ações e experiências”, Dutra recebeu o troféu das mãos do representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O professor destaca ainda que o PARFOR/UESPI continuará comprometido com a diminuição das desigualdades e injustiças sociais, e que a premiação é resultado de um trabalho conjunto realizado pela equipe de professores, técnicos, coordenadores e estudantes que integram o programa.
Militantes dos movimentos sociais de todo o Brasil, ligados aos Direitos Humanos, concorreram aos prêmios. A votação foi feita por representantes das entidades filiadas ao MNDH. O coordenador geral do PARFOR/UESPI, Dr. Raimundo Dutra e o Prof. Dr. Orlando Berti, do curso de Comunicação Social da UESPI, estão participando de mesas redondas durante o encontro que segue até o dia 16 de agosto.
Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398