UESPI recebe premiação em reconhecimento pela luta em defesa dos Direitos Humanos

As ações em defesa das africanidades, dos direitos da mulher, das discussões de gênero e sexualidade e da inclusão social fizeram com que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) fossem contemplados com o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos. A premiação aconteceu na última quinta-feira (13/08) durante o XVIII Encontro Nacional de Direitos Humanos, que acontece em Belo Horizonte (MG). A UESPI é a primeira IES do Brasil a ganhar o prêmio, que existe há 27 anos. O evento é organizado pelo Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH).

O reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso, recebeu o troféu das mãos de Emir Sader, renomado sociólogo e cientista político brasileiro, referência em Direitos Humanos. Com a premiação na categoria “organizações”, o reitor frisa que continuará trabalhando na promoção dos Direitos Humanos. “Nós pretendemos não só fazer o apoio sistemático das políticas que já estão no calendário de atuação, mas também sempre estar em contato com os mais diferentes grupos de interesses e apoiar ações que vão nesse sentido de fortalecimento dos direitos humanos”, afirma.

O reitor, Nouga Cardoso, a ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos no Brasil, Ideli Salvatti, e o coordenador do PARFOR, Raimundo Dutra

“Esse reconhecimento significa que estamos no caminho certo na realização de um trabalho que promova melhorias significativas na educação básica do Piauí”, é o que acredita o Prof. Dr. Raimundo Dutra, coordenador geral do PARFOR/UESPI. Contemplado na categoria “ações e experiências”, Dutra recebeu o troféu das mãos do representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O professor destaca ainda que o PARFOR/UESPI continuará comprometido com a diminuição das desigualdades e injustiças sociais, e que a premiação é resultado de um trabalho conjunto realizado pela equipe de professores, técnicos, coordenadores e estudantes que integram o programa.

Militantes dos movimentos sociais de todo o Brasil, ligados aos Direitos Humanos, concorreram aos prêmios. A votação foi feita por representantes das entidades filiadas ao MNDH. O coordenador geral do PARFOR/UESPI, Dr. Raimundo Dutra e o Prof. Dr. Orlando Berti, do curso de Comunicação Social da UESPI, estão participando de mesas redondas durante o encontro que segue até o dia 16 de agosto.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI