Estudantes de Pedagogia do PARFOR/UESPI aprendem estratégias de ensinar História na Educação Básica

Alunos do VII bloco do Curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI em Campo Maior realizaram uma aula de campo como atividade da disciplina Conteúdo e Metodologia de História. O objetivo era possibilitar o conhecimento de diversas estratégias e métodos de ensinar História na Educação Básica, proporcionando a compreensão do mundo a partir do confronto com a realidade.

A aula ocorreu na fazenda Abelheiras, que possui 307 anos de existência. O grupo foi recepcionado pelo proprietário da fazenda, o escritor e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Anfrísio Lobão Castelo Branco.

foto-abelheiras2

Interior da casa da Fazenda com artefatos históricos

A fazenda Abelheiras é uma das mais antigas da região de Campo Maior. Em 2015, completou 307 anos de existência, integrando o patrimônio histórico de Campo Maior e do Piauí. Em 2008, foi palco da gravação do filme Flor de Abril, do cineasta Cícero Filho. Pelo acervo que guarda, a fazenda é um museu vivo na região.

Os estudantes conheceram vários espaços do local e entrevistaram o proprietário e familiares de diversas gerações. Também foram estabelecidos diálogos com pessoas idosas que moram na região, que relataram diversos fatos ocorridos no decorrer do tempo. Para o Prof. Rael Marques de Araujo, que ministra a disciplina, “a atividade foi de suma importância, pois proporcionou aos alunos o repensar a história, percebendo que História é vida, é a realidade, é o mundo em movimento”.