PARFOR/UESPI e Lagoas Digitais realizarão curso inédito de formação de professores em Robótica Educacional

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Estadual do Piauí e o projeto Lagoas Digitais vão lançar um projeto inédito, voltado à formação de professores na área de tecnologia. Trata-se do curso “Robótica Educacional: estratégias pedagógicas para a inclusão digital na comunidade Lagoas do Norte”. A previsão de início é para o mês de agosto e o objetivo é formar gratuitamente 20 professores do PARFOR, de qualquer curso de licenciatura, para atuarem como multiplicadores de conhecimentos na área nas escolas públicas da região do Parque Lagoas do Norte.

O acordo foi firmado na última quarta (22) em reunião entre o Coordenador geral do PARFOR/UESPI, Raimundo Dutra, e o representante do Lagoas Digitais, que também é idealizador da proposta, professor Hermes Galvão. No encontro, na sede do PARFOR/UESPI Torquato Neto, as partes aproveitaram para analisar detalhes antes da execução do projeto que, no período de três meses (de agosto a novembro), tornará a equipe de 20 docentes apta a aplicar, de forma lúdica, os conhecimentos a cerca do campo da Robótica Educacional, beneficiando o processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento de alunos da rede pública do Estado.

“O foco principal do projeto é a comunidade do entorno do Lagoas do Norte. Pretendemos beneficiar a comunidade e posteriormente fazer com que os alunos do PARFOR utilizem desse mesmo conhecimento para incrementar o processo de formação educacional, por meio da interdisciplinaridade com a área da tecnologia, nas escolas onde já trabalham”, destacou Raimundo Dutra. O Coordenador ainda falou sobre a necessidade de implantação de projetos como esse que relacionam educação e tecnologia. “Os nosso alunos precisam ser inseridos com competência no mundo digital, porque essa é uma realidade dos alunos com quem eles trabalham ou vão trabalhar”, finalizou.

O professor Hermes Galvão ressaltou a importância da tecnologia no combate à evasão escolar.

“Uma coisa que influenciroa bastante para a questão da evasão nas escolas é o alunado, que vive cercado de tecnologia e, ao entrar numa sala de aula, encontra um ambiente de 200 anos atrás, onde não existe tecnologia para a intermediação e disseminação do conhecimento. Por isso os professores têm de ser capacitados para envolverem a tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos”, frisou Hermes.

Untitled-1

Raimundo Dutra e Hermes Galvão discutindo sobre o projeto piloto de Robótica Educacional. A perspectiva é que outra etapa seja realizada, abrangendo um número maior de docentes (Foto: ASCOM/UESPI).

Introdução à robótica pedagógica: conceitos, diretrizes, possibilidades, noções básicas de eletrônica e de tecnologias digitais; introdução à robótica com o uso de simuladores e com o uso de hardware (robôs físicos) e introdução à competições e jogos educativos, dispondo de robôs serão alguns dos conteúdos repassados. A equipe de ministrantes será composta pelos professores Hermes Galvão e Bringel Filho – componentes do Lagoas Digitais e professores do curso de Computação da UESPI, com o apoio de graduandos do curso de Computação e Engenharia Elétrica do Campus Torquato Neto. As aulas serão ministradas aos sábados pela manhã e terão duração de 5 horas. Tanto as aulas como o lançamento do projeto acontecerá na Sede do Lagoas Digitais, situada no Parque Lagoas do Norte, Av. Boa Esperança/Matadouro.

Ao contrário do que muitos pensam, a robótica não se restringe à produção de robôs. Trata-se de um campo tecnológico e também educacional que abarca computadores, robôs e computação; da mesma forma abrange sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados. Através da robótica pode-se absorver, praticar e fixar conceitos da Física e Matemática por exemplo.

Fonte:
Assessoria de Comunicação – UESPI