Professores do PARFOR fazem curso de Orientação Pedagógica

O período letivo do PARFOR/UESPI iniciará no dia 03 de julho de 2017 e a Coordenação Geral PARFOR/UESPI realizou, nos dias 13, 14, 20 e 21 de junho, durante a Semana de Reuniões Pedagógicas, o Curso de Orientação Pedagógica para o professor com formação básica de Bacharelado e sem especialização em Docência do Ensino Superior ou Mestrado/Doutorado em Educação. O curso foi comandado pela professora Dra. Maria do Socorro Baptista Barbosa objetivando capacitar os novos docentes que irão ministrar disciplinas  para os professores cursistas do Programa.

2017-06-21 19.53.06-2

Professora Dra. Maria do Socorro Baptista Barbosa e o Coordenador Geral do PAROFR, Marivaldo de Oliveria Mendes.

Os docentes que participaram do Curso foram selecionados no Edital Nº 004/2017- PARFOR/PREG.  De acordo com a professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista, Coordenadora Adjunta do PARFOR, o curso visa capacitar aqueles professores que não têm experiência nos cursos de formação de professores. “O bacharel tem que ter esse preparo pedagógico para enfrentar um grupo diferenciado de alunos”,  salienta a Coordenadora.

“Pela primeira vez os cursos de licenciaturas do PARFOR oferecerão uma disciplina que é de competência dos bacharéis da área do Direito. Então, a gente achou que era importante que eles conhecessem o Programa e o perfil dos nossos alunos, porque é bem diferente quando você vai dar aula para uma pessoa que vêm do ensino médio  do que para um professor com anos de experiência em sala de aula”, disse professora Dra. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista. O curso contou com a participação de outros bacharéis da área de Educação Física, Ciências Biológicas e Geografia.

2017-06-21 19.53.06-1

Professora Dra. Maria do Socorro Baptista Barbosa ministra Curso de Orientação Pedagógica.

A ministrante  disse que o curso abordou alguns temas, como o planejamento e as principais técnicas trabalhadas em sala de aula, a diferença entre a realidade prática do discurso teórico, entre outros. “A gente precisa entender quem é esse aluno do PARFOR e as estratégia de ensino para que a aprendizagem seja mais produtiva”, pontou a professora Dra. Maria do Socorro Baptista Barbosa.

O docente  precisa estar atento às características do aluno do PARFOR. “São profissionais com muitos anos de experiência e que abrem mão do período de férias para se capacitarem. Muitos moram em lugares distantes e possuem algumas limitações, como a idade. Além disso, são alunos extremamente interessados e preocupados com o conhecimento, mas outros não estudam há anos e voltar a estudar é sempre um esforço muito grande”, destaca.

A realização de atividades diferenciadas e dinâmicas foi uma das recomendações dada aos novos professores. “É bem difícil para o aluno manter a concentração durante 8 horas dentro da sala de aula. O professor tem que ter  essa dinamicidade, levar fontes de pesquisa, porque eles têm pouca fonte de pesquisa, nem sempre conseguem livros e acesso a internet”, destaca a ministrante. Entrar em contato com as coordenações locais para traçar o perfil desses alunos foi outra recomendação para os professores.

Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI