O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório para todos cursistas do PARFOR, pois constitui-se como um instrumento de articulação entre teoria e prática pedagógica. As turmas de Pedagogia do PARFOR de Curimatá surpreenderam durante a Socialização de Estágio, que aconteceu no dia 10 de junho, no Campus da UESPI, com apresentações dinâmicas e inovadoras: relataram suas experiências dramatizando entrevistas em programa televisivos.
Inicialmente os grupos simularam entrevistas em que eram questionados sobre as experiências vividas no estágio. “Os professores dramatizaram uma participação no programa da TV Globo ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Eles eram entrevistados pela apresentadora e as perguntas foram direcionadas para o estágio feito em cada escola”, disse a professora Ma. Ermínia Maria do Nascimento Silva, Coordenadora do Curso de Português do PARFOR.
Em outra apresentação, os cursistas criaram o programa televisivo chamado Jornal do PARFOR e dramatizaram transmissões ao vivo. “Foram muito criativos. O apresentador fez uma chamada do estúdio ao vivo e a repórter, que era a cursista, narrou como foi realizado o estágio”, disse a coordenadora
Na socialização, a cursista Nizete Ribeiro Dias se fantasiou para contar como surgiu o Tangram, um quebra-cabeça chinês composto por 7 formas geométricas que é utilizado pelos professores como um recurso pedagógico. “Eu me fantasiei do personagem chinês e contei a história de como surgiu o Tangram”, falou a cursistas do PARFOR.
“A importância desse recurso é que podemos utilizá-lo de diversas formas e misturar outras disciplinas. Além disso, através dessa prática aprender e ensinar de forma lúdica se torna prazeroso e divertido”, disse Nizete Ribeiro.
“O Tangram é utilizado para trabalhar as formas geométricas em sala de aula. A professora contou historinhas para os alunos. Um recurso importante que dinamiza o ensino e é muito utilizado na educação infantil, pois atraí a atenção do aluno”, disse a professora Ma. Ermínia Maria.
Segundo a Coordenadora, o resultado das apresentações foi positivo. “Percebemos o compromisso que eles têm com essas atividades. Essas turmas de Pedagogia são muito presentes, dedicadas. Eles participaram em peso das atividades propostas, percebemos o compromisso deles”, elogiou a coordenadora.
O Coordenador Local de Curimatá, professor Francisco de Assis Soares, disse que os alunos das escolas municipais da região também participaram realizando apresentações culturais. “Os cursistas deram um show. As apresentações em geral superaram as expectativas. Fizeram uma apresentação belíssima e contextualizada”, conta.
É importante enfatizar a mudança de percepção do cursista acerca da componente curricular, relata a coordenadora. “Como eles são professores, a princípio questionavam: por que o estágio se eu já sou professor? Isso é o questionamento que eles fazem no início, mas depois mudam, porque passam a ver o estágio como uma reflexão, uma autoavaliação”, finaliza.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI