Coordenação geral orienta professores para o período letivo do PARFOR

Aproximadamente 200 professores aprovados nos processos seletivos (Editais Nº 003/2018 e Nº 004/2018) promovidos pela Pró-reitora de Ensino e Graduação-PREG, por meio da coordenação geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, deslocaram-se de diferentes regiões do Piauí para entender um pouco mais sobre as especificidades do programa. A reunião pedagógica, obrigatório para os docentes aprovados, foi realizada no Auditório do NEAD, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina-PI, dias 19 e 20 de novembro.

Na abertura da reunião, a Coordenadora Geral do PARFOR/UESPI, Profª Msc Elilian Basílio e Silva, deu boas-vindas aos professores e disse que encontro pedagógico objetivou apresentar o programa, falar da relevância para as cidades piauienses, dirimir dúvidas, informar sobre os cursos de licenciatura, próximo período letivo, legislações, processos seletivos, vinculação ao programa, as particularidades do público-alvo e apresentar o cronograma de cada disciplina específica.

“As reuniões pedagógicas são organizadas para que os professores tenham esse contato com a coordenação geral e com os coordenadores de cursos. Queremos que eles tenham em mente que a dedicação deve ser redobrada, uma vez que o período letivo do PARFOR acontece nas férias escolares da educação básica e somente algumas disciplinas terão continuidade. São os professores formadores que terão um maior contato com os alunos cursista”, disse a professora   Elilian Basílio.

Segundo a coordenadora, o PARFOR/UESPI já licenciou aproximadamente 3.702 profissionais da educação básica em cursos de primeira e segunda licenciatura, em 29 municípios localizados do norte ao extremo sul piauiense. Atualmente, são 33 cursos de licenciaturas distribuídos em 25 municípios. “ Com o novo convênio, conforme o edital 19/2018 PARFOR/CAPES, serão mais 14 turmas iniciarão em 2019, tendo como novatos os municípios de Currais e Cristino Castro.”

Participaram da reunião os professores de estágio supervisionado, formadores das disciplinas específicas, de prática de pesquisa e de prática pedagógica interdisciplinar.  Os docentes aprovados foram selecionados nos processos seletivos que iniciaram em setembro e finalizados em novembro.

A Coordenadora Adjunta, Profª Msc. Ermínia Maria do Nascimento Silva, disse em sua fala que, até o final de 2019, serão licenciados pelo PARFOR cerca de 900 professores da educação básica.  “ O PARFOR  tem a missão de formar professores da educação básica que não possuem graduação ou que ministram aulas em disciplinas diferentes da formação. Nossos alunos são diferenciados, são professores que trabalham o ano inteiro e têm apenas o período de férias para cursar a graduação. Queremos docentes comprometidos com essa missão de formar professores”, falou a coordenadora.

A professora Elilian Basílio e Silva falou que o PARFOR está na UESPI desde 2010 e atualmente apresenta polos em 25 municípios piauienses. Ela  pediu que os docentes assumam o compromisso com o Programa, pois representam a ponte entre o cursista e a coordenação geral.

A reunião pedagógica aconteceu em dois momentos diferentes, após o contato inicial com a coordenação geral os educadores participaram da segunda reunião com coordenadores de curso de cada licenciatura. “ Foram poucos os faltosos, esses terão uma segunda chance dias 26 e 27 de novembro em uma nova reunião”, acrescenta a coordenadora adjunta.

O docente que não compareceu à primeira reunião deverá justificar a falta, apensada de documentos comprobatórios, na página do PARFOR.

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI