Inscrições gratuitas para o II Fórum Estadual de Formação dos Professores da Educação Básica do Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica Antonino Freire, realiza, de 27 a 30 de novembro, o II Fórum Estadual de Formação dos Professores da Educação Básica do Piauí. O evento traz como tema “Os impactos das reformas educacionais no contexto político e suas implicações na valorização profissional: C.F/88,LDB alterada, PNE/2014, PEE-PI/2015, FUNDEB/Lei do PISO Salarial, BNCC”.

O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí, no seu propósito de proporcionar a formação dosprofissionais da Rede Estadual de Educação, realiza a cada dois anos um Fórum da Educação que constitui espaço privilegiado para abordagem dos grandes temas nacionais da Educação.

A diretora do Centro, Gildete Milu, destaca que o público alvo do evento são professores da rede estadual de ensino que atuam na Educação Básica, funcionários administrativos da sede e das escolas públicas da Rede Estadual e demais interessados em participar do debate.

“O evento tem como objetivo possibilitar um espaço de discussão e aprofundamento de temas nacionais ligados à Educação que impactam diretamente a vida dos Profissionais da Educação Básica. Além de estudar os novos referenciais teóricos que possam contribuir na melhoria da prática desenvolvida e construir coletivamente propostas e alternativas que visem a valorização dos Profissionais da educação e o seu fazer pedagógico”, observa a diretora.

A palestra magna será proferida pelo conferencista Eladio Sebastian Heredero, professor doutor da Universidad de Alcalá – Espanha.

As inscrições poderão ser realizadas pelo endereço:

Confira a programação:

DIA 27/11/2018: TERÇA-FEIRA (tarde)

13h – Credenciamento e atividade cultural

14h30min – Mesa de abertura do II FEFPE-PI/2018

15h – Conferência de Abertura:

I – Tema Central: Os impactos das reformas educacionais no contexto político e suas implicações na valorizaçãoprofissionais: C.F/88, LDB alterada, PNE/2014, PEE-PI/2015, FUNDEB/Lei do PISO Salarial, BNCC.

Conferencista: Eladio Sebastian Heredero – Professor Doutor da Universidad       de        Alcalá        –        Espanha Coordenação: Profa. Gildete Milu

16h- Debate 16h40min -Encaminhamentos 17h – Encerramento

DIA 28/11/2018: QUARTA-FEIRA (manhã)

MESA TEMÁTICA I :

Tema: A legislação educacional e a valorização dos profissionais da Educação: políticas atinentes à formação inicial e continuada.

Debatedores: Profa. Dra. Rosana Evangelista

Prof. Dr. José da Cruz Bispo de Miranda Coordenação: Prof. Sebastião Gomes Ferreira

MESA TEMÁTICA II:

Tema: O Plano Nacional Educação (PNE) e o Plano Estadual de Educação (PEE): metas essenciais para a formação inicial e continuada: papel das Instituições de Ensino Superior (IES) e do Estado.

Debatedor: Professor e Sociólogo Antonio José Medeiros

Coordenação: Profa. Maria José da Costa Sales

DIA 28/11/2018 – QUARTA-FEIRA (tarde)

Salas de aula

II  – Formação de grupos de trabalhos temáticos das mesas – 14h às 17h

GT I – SALA

Tema: Perspectivas para o financiamento da Educação no quadriênio 2019-2022

Mediador: Prof. Dr. Luis Carlos Sales Coordenação: Profa. Maria José da Costa Sales Relatoria:

GT II – SALA

Tema: A BNCC e a construção do currículo na escola: em que ponto está o Piauí?

Mediadora: Marília Daniela Aragão dos Anjos – SEDUC Coordenação: Prof. Sebastião Gomes Ferreira Relatoria:

GT III – SALA

Tema: O Plano Nacional e Estadual da Educação e a Formação Lato e Stricto Sensu dos Profissionais da Educação

Mediadores: Prof. Sérgio Ramos e Profa. Franciane Lima Coordenação: Profa. Gildete Milu

Relatoria:

17h – Lançamento de Livros

DIA 29/11/2018: QUINTA – FEIRA (manhã)

Salas de aula e auditório

III            – Reflexões sobre as atividades de Formação Continuada: Financiamento, Administração e Infraestrutura.

GT I – A Garantia da participação dos professores-

formadores na implementação do currículo escolar (sala de vídeo)

Mediador: Profa. Evana Mairy e Profa. Adriana Lima Coordenação: Profa. Laura Torres

Relatoria:

GT II – Formação Continuada do Gestor e seu papel na escola

Mediadores: Profa. Conceição Galvão e Profa. Rosimar Costa Coordenação:        Prof.         Jefferson         Nunes Relatoria: Prof. Francisco Sérgio Teixeira

11h às 14h – Sistematização dos relatórios dos Gts

DIA 29/11/2018: QUINTA – FEIRA (tarde)

Auditório

Mesa Redonda: As Instituições de Ensino Superior (IES)/Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí – FORPROF e suas relações com o Centro de Formação, Residência Pedagógica, Parfor e Pibid.  IES e Centro de Formação.

Mediador: Prof. Kleiton (UFPI), Profa. Eliene Maria Viana Figueiredo Pierotti (UESPI), Profa. Laura Maria Andrade de Sousa (IFPI)

Coordenação: Profa. Gildete Milu Relatoria: Profa. Vilaní Mendes

17h às 18h – Reunião para sistematização dos relatórios dos Gts

Dia 30/11/2018  SEXTA-FEIRA (manhã)

8h às 9h: Resgate das orientações do I Fórum: reflexões e avaliação

9h às 11h: Plenária final: apresentação das sínteses dos GT?s

Rosimar da Silva Feitosa Soares Costa Sebastião Gomes Ferreira Sérgio Ramos Carvalho

Inscrições gratuitas:

credencial.imasters.com.br/forumeducacao

Secretaria de Estado

GOVERNO DO ESTADO da Educação / SEDUC

11h: Atividade cultural e encaminhamentos finais.

FONTE: SEDUC