PAFOR/UESPI tem 14 novos cursos aprovados pela CAPES

Universidade Estadual do Piauí foi contemplada com 14 cursos de licenciatura para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR/UESPI, que serão realizados em 8 municípios piauienses.  Para pleitear os cursos, as propostas foram submetidas, dia 09/07, conforme o edital publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES (Nº 19/2018 do PARFOR, de 25/05), que abriu a oferta de 150 turmas especiais em todo o Brasil.

Segundo o resultado preliminar da CAPES, o curso de Pedagogia foi aprovado para ser realizado nos municípios de Cristino Castro, Beneditinos, Uruçuí, Bom Jesus, Currais, Anísio de Abreu e União; Educação Física em Luzilândia, Cristino Castro e Uruçuí; Geografia, História e Letras/Português em Uruçuí e Matemática em Luzilândia.

De acordo com o pró-reitor da PREG, professor Dr. Pedro Antônio Soares Júnior, o resultado certifica a capacidade da instituição para atuar na área de formação de professores. “O PARFOR/UESPI se sobressaiu muito bem diante da disputa que ocorreu entre as três instituições de ensino superior, demonstrando o empenho de toda equipe no sentido de apresentar a melhor proposta”, destaca.

O processo para formação de novas turmas começou no ano passado com a realização das pré-inscrições na nova Plataforma Freire. As coordenações locais do PARFOR/UESPI e as secretarias de educação de cada município se uniram para realizar os cadastros dos professores em serviço na rede de ensino, com o  intuito de requerer vagas e formar turmas.

Após esse processo, a UESPI promoveu reuniões com os membros do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí-FORPROF-PI e com as coordenações dos PARFOR das instituições de ensino superior para estudar como seria a distribuição das 17 turmas formadas na pré-inscrição.

Na reunião com os coordenadores dos PARFOR do Piauí foi discutida como ocorreria a distribuição das turmas.

Para a coordenadora geral do PARFOR/UESPI, professora Msc. Elilian Basílio e Silva, a aprovação das propostas confirma o trabalho sério e eficiente que o programa vem desenvolvendo. “Isso representa a certeza de que estamos no caminho certo, do trabalho bem feito que a instituição vem realizando para fomentar ensino de qualidade”.

“É importante destacar que a UESPI concorreu com a UFPI e IFPI e hoje recebemos a notícia com alegria. Tudo isso é fruto de um trabalho bem realizado por todos da coordenação geral”, afirma Elilian Basílio. Ela acrescenta que o próximo passo será a chamada e matricula dos novos alunos cursistas para o ano de 2019. “Temos muito trabalho pela frente”, finaliza.

Desde 2010, o PARFOR/UESPI oferta turmas de primeira e segunda licenciatura para professores em exercício na rede pública da educação. O Programa já formou 202 turmas em 28 municípios e na capital piauiense.  Até julho de 2019 terá graduado um total de 3.702 professores da educação básica em 12 áreas de conhecimento.

A coordenadora geral do PARFOR/UESPI comemora a aprovação das propostas de 14 novos cursos pela CAPES.

 

 

Por Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI

Adicionar a favoritos link permanente.