Nesta sexta-feira, 24/04, o PARFOR/UESPI deu início ao “Curso de Libras para Ouvintes” que acontece durante os dias 24 e 25 de abril e 07 e 08 de maio na UESPI/Torquato e é ministrado pelas professoras especialistas Maria do Perpétuo Socorro Gonçalves Dourado e Lília Maria Santiago de Lira. Como forma de aproximar os cursistas da linguagem, ainda misteriosa para alguns, as professoras fizeram uma introdução ao tema com a apresentação da história e da legislação que obriga o ensino dos surdos nas escolas regulares.
É preciso entrar no assunto gradualmente, já que acostumar-se com uma nova forma de se comunicar não é uma tarefa simples. Assim, a nova linguagem vai sendo assimilada aos poucos: “É difícil, mas já consegui fazer alguns gestos. Sei que ainda é só o início. Mas a nossa expectativa é que possamos aprender bem essa linguagem porque sabemos que a pauta da inclusão é uma realidade nas escolas”, observa o cursista Luís Carlos dos Santos Lima, aluno do sexto período de Letras/Espanhol do PARFOR/UESPI de Teresina.
Segundo a profa. Lília Santiago, os cursistas já tem uma compreensão de como é importante a comunicação com alunos com deficiência auditiva, que é o primeiro passo para que os professores trabalhem por uma educação inclusiva. “Os professores reconhecem que tem um papel importante para a inclusão social a partir da educação e, por isso, cobram a realização de mais iniciativas como essa. Isso demonstra que eles estão atentos a essa realidade e que há, sim, uma grande preocupação deles com seus alunos”, considera a professora.
O curso proporcionará aos professores o conhecimento de aspectos legais da educação de alunos surdos, conhecimentos linguísticos, semânticos e gramaticais, classificadores e a identificação de nomes, numerais adjetivos e outras classes de palavras que são expressas através de sinais. Com essa bagagem, o PARFOR/UESPI reforça o seu comprometimento com a educação inclusiva e espera que os professores consigam melhorar a comunicação com alunos com deficiência auditiva.