Em Barras,  primeiros cientistas sociais do PARFOR colam grau

O curso de licenciatura em Cientistas Sociais do PARFOR já colocou no mercado 62 professores da educação básica qualificados. Só o município de Barras foi contemplado com 35 novos cientistas sociais. A formatura da primeira turma de licenciatura pelo PARFOR colou grau, na noite do dia 25, nas cerimonias em separado e convencional, realizadas no Campus da UESPI e no Espaço ESA, respectivamente.

Colação de grau em separado, que aconteceu no Campus de Barras, antes da solenidade convencional.

Participaram da solenidade convencional o vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, o professor Msc. Evandro Alberto de Sousa, a coordenadora adjunta do PARFOR, professora Msc. Joquebede Dias dos Santos, a coordenadora local do PARFOR, Esp. Mariza Pereira de Alcântara, o professor Dr. Arnaldo Eugênio Neto da Silva, a professora Esp. Nize de Caldas Brito Pereira Damasceno e o coordenador curso de Ciências Sociais do PARFOR, professor Esp. Wanderson Gomes Paz.

Coordenadora Local do PARFOR, Mariza Pereira de Alcântara.

“É preciso que cada uma cumpra com o papel de orientar para uma educação que emancipe pessoas”, aconselhou o vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, o professor Msc. Evandro Alberto de Sousa, que outorgou o grau na noite. “Vocês têm um importante papel que é o de analisar e socializar com os alunos e a sociedade essas transformações. Isso de forma crítica, estimulando para que as pessoas pensem e saiam da condição de domesticadas, para serem protagonistas da própria relação social que as circundam”, disse.

Mesa de honra na solenidade realizada em Barras, no espaço ESA.

“A importância da turma significa uma grande contribuição para a educação local, pois Barras é a 3ª maior GRE da região norte do Piauí. A região não possuía professores formados na área”, disse o coordenador do curso de ciências sociais. Segundo professor Wanderson, a turma de Barras foi uma surpresa.  “Uma turma grande que fez excelentes pesquisas na área de ciências política e sociologia com intensão de fazer publicações científicas”, disse ele.

Colação de grau em separado: 18 professores cursistas participaram da solenidade.

Os formandos da noite comemoravam não só o recebimento do diploma, mas as vitórias e superações vivenciadas nos dois anos de formação da segunda licenciatura. Tatiane de Sousa, 30 anos, professora de geografia, afirma que o desejo agora é atuar no ensino médio.  “Quero dar aluas na área de sociologia e ampliar meus conhecimentos para além da educação básica”, planeja.

Amigos e familiares lotaram o auditório do Espaço ESA.

Na noite, o momento comemorativo foi cheio de surpresas, homenagens e fortes emoções ao relembrar das dificuldades e superações. “Todos nós somos professores. Temos outras atividades na educação e esse calendário do PARFOR, de segunda a sábado, de amanhã e de tarde, era puxado. Mas foi uma escolha e um compromisso que firmamos”, conta a docente que está aguardando ansiosa a especialização que será ofertada Programa.

A coordenadora adjunta do PARFOR, professora Msc. Joquebede Dias dos Santos, discursa no evento.

Francisca das Chagas Barros, 41 anos, professora há 23 anos na educação infantil e fundamental, afirma que o curso mudou sua forma de ver o outro. “Passei a ver todos indivíduos em sua globalidade”. De acordo com a professora, parte disso é responsabilidade dos professores do PARFOR: “Fomos abençoados com mestres excelentes”.

O vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, o professor Msc. Evandro Alberto de Sousa, fala para os presente sobre a importância do curso de Ciências Socais.

A professora Msc. Joquebede Dias dos Santos disse que o PARFOR tem mudado a história da educação. “Nós da UESPI temos um compromisso com a formação de professores, com a educação básica e com toda educação do Piauí. A UESPI é a maior formadora de professores desse estado. Enquanto instituição, estamos fazendo a nossa parte.  Estamos preparando profissionais para atuar diretamente na educação”, disse a coordenadora.

Agora cientistas sociais: 17 professoras cursistas  colaram grau, em Barras.

Ela aproveitou o momento para dar um recado da coordenadora geral do PARFOR, que não pode estar presente por motivos profissionais. “Trago aqui um recado da professora Elilian Basílio, que esteve aqui presente nas apresentações das PPIs e que só têm boas recordações das turmas do PARFOR de Barras. Estamos lutando para que o PROFIC venha para dar continuidade com a formação a nível de pós-graduação e para que vocês possam fazer parte dessa história”, contou.

Foto oficial da turma “Ciências Sociais num mundo globalizado.”

Elaine de Moura

Assessoria de Comunicação do PARFOR