Duas cursistas do PARFOR/UESPI foram selecionadas para participar da oficina sobre criatividade para professores da rede pública da educação básica que atuam no ensino de Língua Inglesa e nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), no período de 4 a 6 de abril, em Brasília. O evento é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com a CAPES, com o objetivo de desenvolver atividades relacionadas à educação básica.
As professoras Lediane Martins de Freitas, aluna do curso de segunda licenciatura em Matemática, no município de Corrente, e Maria do Socorro de Resende, graduanda da segunda licenciatura de Letras/Inglês, em Barras, foram contempladas e irão participar da oficina que busca estimular o processo criativo por meio de atividades práticas, propondo novas formas de estimular o aprendizado e desenvolver trabalhos em equipe.
A oficina é voltada para o público feminino -graduandas e egressas do PARFOR- e será ministrada por especialistas americanos. A coordenadora geral do PARFOR/UESPI, Elilian Basílio, disse que a oportunidade permitirá que as cursistas possam repensar sobre suas práticas e trazer processos criativos para a sala de aula. “A gente vê como positivo essa participação, ainda mais pensando nos modelos norte-americanos de práticas pedagógicas que estão dando certo”, destaca.
A cursista Socorro Resende, de 37 anos, especialista em Coordenação Pedagógica, conta que a criatividade está inserida em qualquer meio social. Por esse motivo desperta um maior interesse dos alunos nas atividades. “A criatividade é uma habilidade indispensável inserida nas aulas. Percebo que os alunos ficam fascinados”, esclarece.
Para a docente, o professor criativo é inovador e valoriza a invenção e a descoberta, o que possibilita a aprendizagem sóciointerativa. “Espero aprender novas ideias motivadoras no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa”, planeja.
Para a professora Lediane Martins de Freitas, de 35 anos, que possui outras duas graduações e duas especializações, uma qualificação a mais é sempre uma oportunidade de aprendizado. “Espero obter novos conhecimentos para aprimorar mais ainda a minha docência, compartilhar experiências e fazer jus a tamanha responsabilidade que é sair de um município do sul do Piauí para representar o meu estado em um evento tão grandioso”, afirma a educadora que ministra aulas em Sebastião Barros, cidade localizada há 54 Km de Corrente.
A oficina irá proporcionar troca de experiências e conhecer educadores da educação básica de todo Brasil. Segundo Socorro Resende, a oficina é uma metodologia de trabalho em grupo caracterizada pela construção coletiva. “Busco formação continuada, interagir com outros profissionais, compartilhar experiências e, assim, juntos aprender métodos abertos e dinâmicos”.
As alunas receberão ajuda para custear despesas da viagem. “Nos sentimos gratificados e honrados com a oportunidade. Não mediremos esforços para levar as alunas a Brasília. A Universidade Estadual do Piauí, através desse programa de formação de professores, custeará todas despesas. Não temos dúvidas que colheremos bons frutos a partir dessa experiência”, finaliza a coordenadora geral do PARFOR/UESPI.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI