Professores cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI de Corrente, no extremo sul do Piauí, estão participando de um curso de formação com profissionais especialistas na educação de alunos com espectro autista. Nos dias 17 e 18 de abril, a equipe esteve no Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti e promoveu atividades do Curso de Orientações Pedagógicas em ABA para Manejo com Alunos Autistas em Sala de Aula, que visa trabalhar com os cursistas a utilização de um método que consiste na análise do comportamento para a construção de técnicas de ensino que facilitem o aprendizado de crianças com autismo leve ou severo.
Com ampla experiência na área, a Profa. Djaci Quaresma, integrante da equipe, que trabalha há sete anos na Associação dos Amigos dos Autistas – AMA, em Teresina, chama atenção dos professores para a necessidade urgente de entenderem o seu papel na educação de alunos com autismo. É o professor, segundo ela, que deve ser o grande mediador dessa relação do aluno com autismo com os demais alunos. “Muitas mães chegam até nós chorando. Elas relatam que os outros alunos não querem aceitar o colega com autismo. Se o professor não conhecer um pouco desse aluno, ele vai ficar excluído”, alerta a professora.
Uma das mais empolgadas com as novidades sobre a educação de alunos com autismo era a professora Elcénia Alves Maia, a tia Ceny, como gosta de ser chamada. Sempre com um sorriso largo no rosto, a professora que atua há 26 anos na educação estadual, abusa do bom humor quando está com alunos autistas na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais – APAE do município. “O curso vai trazer resultados enriquecedores para a nossa cidade e para os municípios vizinhos. Desperta a consciência de muitos professores, os tirando do comodismo em relação à educação dessas crianças. Não tem mais essa de dizer ‘não faço porque não tenho conhecimento’. O aluno autista para se integrar precisa do conhecimento. E pra chegar lá, ele precisa da ajuda de professores bem orientados”, argumenta Elcénia.
A alegria da Profa. Elcénia é também a da profa. Maria Iolanda Santana, coordenadora local do PARFOR/UESPI em Corrente e do diretor do campus da UESPI no município, prof. Salomão Cavalcante. “Fomos agraciados com esse curso, de imensa importância para a nossa cidade. Com essas orientações, os resultados na nossa educação vão aparecer em breve, já que os professores começaram até a produzir materiais para trabalhar com alunos”, diz a coordenadora. Nesse sentido, o diretor do campus reforça o papel social da UESPI em Corrente. “A UESPI desempenha aqui um papel social importantíssimo. E depois que o PARFOR chegou, por exemplo, ninguém mais deixa de estudar”, revela o diretor.
Durante muito tempo, lembra a Profa. Djaci, pouco ouvia-se falar em autismo. Hoje, vê-se o interesse das pessoas. Conhecedor da dimensão que cursos como esse tem para a inclusão social na região, o PARFOR/UESPI levou uma equipe experiente e com competência para repassar as informações em Corrente, que tinha, além da Profa. Djaci Quaresma do Nascimento, o Mestre em Comportamento Kelvis Rodrigo Sampaio e a profa. Roseane de Morais Santos. O trabalho, no entanto, consiste em mais do que repassar orientações. Haverá, nos próximos meses, um acompanhamento dos educadores na educação de alunos com autismo em Corrente. O curso é ofertado também para professore cursitas do PARFOR/UESPI em Parnaíba.