Curso mobiliza docentes de Corrente pela educação de alunos com autismo

Professores cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR da Universidade Estadual do Piauí – UESPI de Corrente, no extremo sul do Piauí, estão participando de um curso de formação com profissionais especialistas na educação de alunos com espectro autista. Nos dias 17 e 18 de abril, a equipe esteve no Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti e promoveu atividades do Curso de Orientações Pedagógicas em ABA para Manejo com Alunos Autistas em Sala de Aula, que visa trabalhar com os cursistas a utilização de um método que consiste na análise do comportamento para a construção de técnicas de ensino que facilitem o aprendizado de crianças com autismo leve ou severo.

Profa. Djaci alerta professores para importância da educação inclusiva de jovens com espectro autista.

Profa. Djaci alerta professores para importância da educação inclusiva de jovens com espectro autista.

Com ampla experiência na área, a Profa. Djaci Quaresma, integrante da equipe, que trabalha há sete anos na Associação dos Amigos dos Autistas – AMA, em Teresina, chama atenção dos professores para a necessidade urgente de entenderem o seu papel na educação de alunos com autismo. É o professor, segundo ela, que deve ser o grande mediador dessa relação do aluno com autismo com os demais alunos. “Muitas mães chegam até nós chorando. Elas relatam que os outros alunos não querem aceitar o colega com autismo. Se o professor não conhecer um pouco desse aluno, ele vai ficar excluído”, alerta a professora.

"Não tem mais essa de dizer 'não trabalho com alunos com autismo porque não tenho conhecimento'", diz tia Ceny, que trabalha na APAE de Corrent

“Não tem mais essa de dizer ‘não trabalho com alunos com autismo porque não tenho conhecimento'”, diz tia Ceny, que trabalha na APAE de Corrente

Uma das mais empolgadas com as novidades sobre a educação de alunos com autismo era a professora Elcénia Alves Maia, a tia Ceny, como gosta de ser chamada. Sempre com um sorriso largo no rosto, a professora que atua há 26 anos na educação estadual, abusa do bom humor quando está com alunos autistas na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais – APAE do município. “O curso vai trazer resultados enriquecedores para a nossa cidade e para os municípios vizinhos. Desperta a consciência de muitos professores, os tirando do comodismo em relação à educação dessas crianças. Não tem mais essa de dizer ‘não faço porque não tenho conhecimento’. O aluno autista para se integrar precisa do conhecimento. E pra chegar lá, ele precisa da ajuda de professores bem orientados”, argumenta Elcénia.

A alegria da Profa. Elcénia é também a da profa. Maria Iolanda Santana, coordenadora local do PARFOR/UESPI em Corrente e do diretor do campus da UESPI no município, prof. Salomão Cavalcante. “Fomos agraciados com esse curso, de imensa importância para a nossa cidade. Com essas orientações, os resultados na nossa educação vão aparecer em breve, já que os professores começaram até a produzir materiais para trabalhar com alunos”, diz a coordenadora. Nesse sentido, o diretor do campus reforça o papel social da UESPI em Corrente. “A UESPI desempenha aqui um papel social importantíssimo. E depois que o PARFOR chegou, por exemplo, ninguém mais deixa de estudar”, revela o diretor.

Durante muito tempo, lembra a Profa. Djaci, pouco ouvia-se falar em autismo. Hoje, vê-se o interesse das pessoas. Conhecedor da dimensão que cursos como esse tem para a inclusão social na região, o PARFOR/UESPI levou uma equipe experiente e com competência para repassar as informações em Corrente, que tinha, além da Profa. Djaci Quaresma do Nascimento, o Mestre em Comportamento Kelvis Rodrigo Sampaio e a profa. Roseane de Morais Santos. O trabalho, no entanto, consiste em mais do que repassar orientações. Haverá, nos próximos meses, um acompanhamento dos educadores na educação de alunos com autismo em Corrente. O curso é ofertado também para professore cursitas do PARFOR/UESPI em Parnaíba.

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