Encontro instrui professores para cronograma de orientação dos trabalhos de conclusão de curso do PARFOR/UESPI

Segunda-feira, dia 06/11, a Coordenação Geral do PARFOR/UESPI recebeu os professores orientadores para discutir o manual e o cronograma de orientação dos trabalhos de conclusão de curso do PARFOR/UESPI. A reunião é obrigatória para os novos docentes que estão entrando no Programa e para os professores orientadores dos projetos e relatórios científicos dos cursistas concludentes em 2018.

IMG_20171106_083853758

“Esses professores vão iniciar a orientação agora, dia 18 de novembro, porque os alunos vão apresentar projetos ou relatórios”, conta a Coordenadora Adjunta, Profª Drª. Elisabeth Mary de Carvalho Baptista. “É um contato inicial com o aluno para conhecer a temática, trocar e-mail e telefone. Após esse momento, os professores de TCC vão assumir e conduzir a orientação”,  completa ela.

A coordenadora salienta que esse primeiro contato entre professor e aluno é importante para discutir as etapas referentes à orientação, “porque o aluno ganha mais tempo com o orientador”, destaca.  O encontro irá favorecer a troca de material possibilitando o adiantado da pesquisa. Esse novo cronograma, implementado no semestre passado, possibilita a participação do professor na apresentação dos projetos de pesquisas.

IMG_20171106_083835597

“Em novembro, os cursistas vão apresentar o projeto ou o relatório, depende do curso de licenciatura. Os novos professores que estão entrando no programa vão ter esse primeiro contato com os alunos. Em janeiro, acontecem as aulas presenciais e a continuidade da orientação que se iniciou no semestre passado. Em seguida, a finalização do TCC.”, disse a professora.

O cronograma segue com os encontros de orientação em abril. “No dia 19 de maio, o professor deverá informa via relatório parcial quem está apto ou com dificuldades, para que a gente possa tentar ajudar. Em junho, o aluno tem duas datas para apresentar seus trabalhos finais”, explica o Prof. Marivaldo de Oliveira Mendes, Coordenador Geral do PARFOR/UESPI.

A Coordenadora Adjunta aconselha os cursistas do PARFOR: “Mantenha o foco, disciplina para o cronograma estabelecido não só pelo manual, mas também pelo cronograma que o próprio professor orientador dá. O aluno tem que acompanhar esse processo com disciplina, porque quando você cumpre o cronograma todas as atividades são executadas a contento”, destaca.

“Estamos juntos nessa mesma jornada, nossa responsabilidade é muito grande. Agradecemos os professores que estão junto com a  gente, porque a nossa responsabilidade é muito grande, estamos ajudando a universidade a dar essa certificação importante para o professor se formar e revitalizar seus conhecimentos”, disse Marivaldo de Oliveira Mendes.

IMG_20171106_084648552

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI