Aulas práticas de geografia facilitam o aprendizado dos cursistas

Desenvolver métodos e processos de ensino e aprendizagem de Geografia por meio de diferentes instrumentos que   contribuam para o diálogo do professor com o aluno. A proposta foi da Oficina de Produção de Materiais/Instrumentais de Geografia, ministrada durante a disciplina de Conteúdo e Metodologia da Geografia para as turmas de Pedagogia do PARFOR/UESPI, em São João do Piauí.

IMG_20170728_090947

Cursistas do PARFOR/UESPI, em São João do Piauí, se reúnem para a apresentação dos matérias confeccionados durante a oficina de produção de Materiais/Instrumentais de Geografia.

O projeto foi  coordenado pelos professores formadores de Geografia do PARFOR, Socorro Andrade e Juscelino Lima. “Planejamos a oficina como ponto culminante da referida disciplina para os alunos verem na prática o que aprenderam durante as aulas expositivas”, disse o docente.

IMG_20170728_082917

Comunidade confere exposição de materiais geográficos.

Durante a oficina, ministrada no Campus da UESPI do município, dia 28/07, ocorreu a produção de objetos e instrumentos que permitem facilitar o diálogo geográfico com os alunos do ensino fundamental. Os cursistas das turmas de Matemática, Biologia e Educação Física do PARFOR também participaram da oficina. Após a confecção, os objetos foram expostos para a comunidade e representantes da secretaria de educação municipal.

IMG_20170728_084639

As crianças da comunidade participaram da exposição e tiveram contatos com os brinquedos educativos.

Prática

Na disciplina de Conteúdo e Metodologia da Geografia, ministrada em 90 horas, os professores cursista de Pedagogia participaram de outros momentos de prática. “Em um primeiro momento levamos os alunos à Barragem do Jenipapo, localizada na zona rural de São João, onde discutimos na prática os conceitos de paisagem e território”, disse o professor.

A segunda aula de campo ocorreu no centro da cidade e teve como foco a visualização da organização sócioespacial da cidade. “A partir dos conceitos de Espaço Geográfico, Territórios e Territorialidades, os cursistas observaram as relações cotidianas construídas pela dinâmica de organização sócioespacial urbana. A intenção é fazer com que os alunos se reconheçam como sujeitos sociais ativos, responsáveis pelas diferentes formas às quais tomam os diferentes espaços geográficos”, detalha o docente.

Veja galeria de imagem de alguns materiais produzidos pelos cursistas:

IMG_20170728_084045 IMG_20170728_084026  IMG_20170728_081825 IMG_20170728_080851

Assessoria de Comunicação PARFOR