PARFOR/UESPI ofertará para docentes Oficina sobre Olimpíadas de Matemática

Pensando em estimular a participação dos estudantes piauienses na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2017), a Coordenação Geral do PARFOR e a Coordenação do Curso de Matemática do PARFOR  irão ofertar a Oficina “Olimpíadas de Matemática” para professores cursistas e professores da educação básica.  O objetivo é fazer com que os educadores levem conteúdo para sala de aula e estimule a participação dos alunos na competição.

Segundo o Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, é importante que os professores incentivem a participação dos alunos na Olimpíada.  “Como os cursistas do PARFOR atuam em vários municípios, é interessante que a gente possa encorajá-los a levar essa proposta para as escolas. Por esse motivo nossos professores devem comunicar aos diretores, coordenadores e secretários sobre o prazo de inscrição que vai até dia 31 de março”.

A Oficina “Olimpíadas de Matemática” acontece em maio antes da primeira fase da competição, dia 6 de junho, e tem como conteúdo programático a resolução de questões voltadas para a Olimpíada. De acordo com o Coordenador do Curso de Matemática, Prof. Esp. Raimundo Nonato Rodrigues, os docentes terão treinamento para serem multiplicadores do conhecimento.

“Na oficiara ocorrerá a resolução de problemas envolvendo os conteúdos cobrados na Olimpíada. Nós temos um kit direcionado para a resolução desses problemas. Cada professor irá receber esse kit e o professor vai aprender como trabalhar as questões de diferentes maneiras,  com os alunos, para facilitar a aprendizagem e o raciocínio lógico”, destaca o Coordenador.

O professor Juarez Silvestre, também Coordenador do Curso de Matemática do PARFOR/UESPI, informa que na Oficina será ministrada questões inovadoras que não existem no mercado e nos livros. “São problemas interessantes que geram novas dúvidas para o desenvolvimento do ensino da matemática e podem ser aplicadas dentro da sala de aula”, disse.

“No Piauí existem ótimos índices de participação em Olimpíadas. O ideal é que esses índices deixem de ser locais e possam ocorrer em todo o estado. É essencial  que os alunos aproveitem essa oportunidade não só pelo conhecimento, mas para que o Piauí tenham uma boa colocação”, disse Marivaldo Mendes.

A Oficina tem carga horária de 60 horas e será realizada em três encontros nos municípios de Fronteiras, Picos e Anísio de Abreu. As inscrições ocorrerão no mês de abril.

IMG_20170321_095317698

Na foto: O Coordenador Geral do PARFOR/UESPI, Prof. Marivaldo Mendes, e os professores Raimundo Nonato Rodrigues e Juarez Silvestre, Coordenadores do Curso de Matemática do PARFOR/UESPI.

OBMEP-2017

A  OBMEP, promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, é direcionada para estudantes do 6º ano até o Ensino Médio e visa estimular o estudo da matéria e revelar talentos. Na 13ª edição poderão participar também as escolas particulares. A premiação ocorrerá separadamente para alunos de escolas públicas e privadas e vai distribuir mais  6.000 medalhas em todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas no site http://www.obmep.org.br/.