Foi com musicais, comidas típicas e muita animação que os cursistas da turma de Letras/Espanhol de Esperantina apresentaram o trabalho de encerramento da disciplina Cultura dos Povos, ministrada pela professora Cristiane Francisca Cardoso, dia 01/02. A atividade propôs a criação e execução de seminários abordando a temática da cultura dos povos de língua espanhola.
Os alunos produziram material e entraram no clima: vestiram-se, dramatizaram e realizaram apresentação musicais. “Eles participaram com muita criatividade e encarnaram os personagens. O trabalho foi desenvolvido em pouco tempo, mas teve um resultado maravilhoso”, elogia Cristiane Francisca.
Segundo a professora, a importância da atividade reside pela necessidade de se conhecer e de vivenciar o ensino da língua. “O aluno deve conhecer não somente os aspectos fonéticos e gramaticais, mas, sobretudo, as peculiaridades existentes na cultura de cada um dos países que têm o Espanhol como idioma oficial, e as diversidades culturais em relação ao Brasil”, disse ela
Outro ponto importante elencado pela docente é o fato de que a maioria dos países que fazem fronteira com o Brasil são de língua espanhola. “Por esse motivo, com as relações comerciais e intercâmbios, o ensino dessa língua torna-se ainda mais imprescindível. Embora com o novo modelo de Ensino Médio isso se torne cada vez mais difícil”, destaca.
“O miniprojeto é uma oportunidade de pôr em prática as teorias estudadas e também pode ser utilizado em outros níveis de ensino, como fundamental e médio, dando oportunidade aos alunos de expressarem suas habilidades tanto na música, como na dança, entre outras”, finaliza a professora.
Veja a galeria de fotos:
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI