Cursistas de Esperantina apresentam trabalhos sobre a cultura de países com Língua  Espanhola

IMG-20170208-WA0017

Turma de Letras/Espanhol de Esperantina.

Foi com musicais, comidas típicas e muita animação que os cursistas da turma de Letras/Espanhol de Esperantina apresentaram o trabalho de encerramento da disciplina Cultura dos Povos, ministrada pela professora Cristiane Francisca Cardoso, dia 01/02. A atividade propôs a criação e execução de seminários abordando a temática da cultura dos povos de língua espanhola.

Os alunos produziram material e entraram no clima: vestiram-se, dramatizaram e realizaram apresentação musicais. “Eles participaram com muita criatividade e encarnaram os personagens. O trabalho foi desenvolvido em pouco tempo, mas teve um resultado maravilhoso”, elogia Cristiane Francisca.

IMG-20170220-WA0022

Os cursistas de Esperantina se caracterizaram para a apresentação da atividade de encerramento.

Segundo a professora, a importância da atividade reside pela necessidade de se conhecer e de vivenciar o ensino da língua. “O aluno deve conhecer não somente os aspectos fonéticos e gramaticais, mas, sobretudo, as peculiaridades existentes na cultura de cada um dos países que têm o Espanhol como idioma oficial, e as diversidades culturais em relação ao Brasil”, disse ela

IMG-20170220-WA0021

Turma de Letras/Espanhol de Esperantina apresentaram o trabalho de encerramento da disciplina Cultura dos Povos.

Outro ponto importante elencado pela docente é o fato de que a maioria dos países que fazem fronteira com o Brasil são de língua espanhola. “Por esse motivo, com as relações comerciais e intercâmbios, o ensino dessa língua torna-se ainda mais imprescindível. Embora com o novo modelo de Ensino Médio isso se torne cada vez mais difícil”, destaca.

IMG-20170220-WA0019

Os cursistas apresentaram seminários abordando as características gerais, personalidades, culinárias, músicas e danças dos países de língua espanhola.

“O miniprojeto é uma oportunidade de pôr em prática as teorias estudadas e também pode ser utilizado em outros níveis de ensino, como fundamental e médio, dando oportunidade aos alunos de expressarem suas habilidades tanto na música, como na dança, entre outras”, finaliza a professora.

IMG-20170220-WA0010

A atividade foi realizada com a divisão da turma em 4 grupos. Cada grupo apresentou as características culturais da Espanha, Argentina, Colômbia e México.

IMG-20170220-WA0004

As alunos foram divididos em grupos para a apresentação de seminários que abordaram os conteúdos aplicados na disciplina.

IMG-20170220-WA0020

A Colombia foi um dos países apresentados no trabalho.

Veja a galeria de fotos:

ESP

Assessoria de Comunicação PARFOR/UESPI