A Universidade Estadual do Piauí premiou os jovens ganhadores da primeira edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPPI) “Tecendo saberes do nosso povo” promovida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, em conjunto com Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). A solenidade foi realizada, dia 16/12, no mezanino do Palácio Pirajá.
A primeira edição da Olimpíada contou com a participação de 75 escolas municipais e estaduais de Teresina. Participaram da competição estudantes do 6º ano ao ensino médio e alunos da modalidade de ensino EJA. Os estudantes produziram textos nos gêneros de notícia, crônica e opinião sobre o tema “Retratos do nosso povo”.
A Coordenadora do curso de Letras/Português do PARFOR/UESPI, Profª Ma. Ermínia Maria do Nascimento Silva, foi uma das professoras avaliadoras das redações, representando a UESPI. Ela avalia que a qualidade das redações surpreendeu. “ Textos bons. Nós chegamos até em alguns momentos ter uma certa dificuldade em selecionar o melhor para a premiação. Nos surpreendemos porque acabamos de sair de uma Olimpíada Brasileira e em seguida veio a nossa.”
A professora aproveita para dizer que é importante que o professor estimule o aluno a participar de competições como essa. “Os professores devem instigar seus alunos a participarem de olimpíadas, os benefícios são inúmeros”, disse Profª Ermínia Maria.
Por Elaine de Moura
Assessoria de Comunicação do PARFOR/UESPI